logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Rio Deserto conquista 22º Prêmio de Excelência com automação aplicada em Içara

Rio Deserto foi classificada com o projeto de automação e controle on-line de represas de subsolo

Compartilhar:

A Rio Deserto é uma das mineradoras do Brasil premiadas pela Excelência da Indústria Minero Metalúrgica Brasileira 2020. A empresa foi classificada nas categorias Barragens e Manutenção com o projeto de automação e controle on-line de represas de subsolo implantado nas unidades de extração Mina Cruz de Malta, em Treviso, e Mina 101, em Içara. Mais de 90 projetos de 40 mineradoras de todo o país concorreram a 22ª edição do prêmio. Devido à pandemia Covid-19, ainda não há data confirmada para a entrega oficial.

Na atividade de mineração em subsolo, represas são construídas para conter águas oriundas do processo e das condições geológicas. Nessas represas, bombas são instaladas para drenar as águas até a superfície. Nas atividades de mineração em subsolo da Rio Deserto, utilizam-se represas em série a fim direcionar a água ao sistema de tratamento, localizado na superfície. Posteriormente, a água drenada é utilizada no processo produtivo ou retorna à natureza dentro dos padrões de qualidade exigidos.

O funcionamento dessas represas em período integral, eventualmente, ocasionava chamados em horas especiais para resolução de possíveis situações. Para aprimorar a operação das represas, foi desenvolvido um sistema de automação que permite o controle on-line de todo o funcionamento. Isto significa a diminuição do tempo de tomada de decisões e mais segurança operacional do subsolo. O projeto foi desenvolvido pelo engenheiro eletricista Elton Luis Martins e pelos colaboradores Alexsandro Cândido Gonçalves, Leonardo Formanski, Elizandro Luiz Pagani, Gustavo Ronconi Scarabelot e Rafael Michels Américo.

Com a conquista, a Rio Deserto soma oito anos de reconhecimento no Prêmio de Excelência da Indústria Minero Metalúrgica Brasileira. O principal objetivo da premiação é divulgar, anualmente, as melhores tecnologias, processos e conceitos aplicados em mineradoras de todo o Brasil. A conquista coloca a Rio Deserto entre as grandes empresas do setor, como a Vale, a Anglo American, a ArcelorMittal e a CSN Mineração.