logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Rosimeri Vieira: é hora de entender o que são Soft Skills no mundo do trabalho

Para saber o significado e a importância do termo no mundo do trabalho, é necessário entramos no túnel do tempo

Compartilhar:

Você já ouviu falar em Soft Skills? Esse termo tem sido utilizado no mundo do trabalho a partir do século XXI. Contudo, para saber o significado e a importância do termo no mundo do trabalho, é necessário entramos no túnel do tempo, mais precisamente no século XVIII, na Inglaterra.

Neste período, houve uma transformação de forma rápida na vida das pessoas e no modo de produzir mercadorias que, até então, eram feitos de forma manual. Com a denominada Revolução Industrial 1.0 (ou Indústria 1.0), baseada nos motores a vapor, levando as pessoas ao êxodo rural na procura de melhores condições de vida oferecidas nos grandes centros.

Já no final do século XIX, iniciou-se com o aparecimento do Fordismo, modelo que revolucionou a indústria automobilística, quando Ford introduziu a primeira linha de montagem automatizada e produção em massa, denominada de a Revolução da Indústria 2.0. Nesse período, as empresas iniciaram o processo de qualificação de produtos, buscando focar nas competências técnicas dos trabalhadores, implantando nesse período a avaliação de desempenho que atingia o rendimento e a qualidade do serviço do trabalhador . Ou seja, quanto mais produzia com qualidade, melhor era seu salário. (Chin, Juhn, & Thompson, 2006).

A Terceira Revolução Industrial (3.0) foi um processo voltado para a inovação tecnológica, sendo desenhados pelos avanços da Informática e automatização na produção na década de 1970. É um período marcado pela agilidade, imediatismo, a busca da vantagem competitiva no mercado e as “Skills” começam a ter protagonismo.

Skill é um termo em inglês, e a sua tradução pode ser a habilidade de fazer alguma atividade com destreza. A psicologia compreende que habilidade é algo moldável que pode ser melhorada de acordo com o tempo , ou seja, , quanto mais faço, melhor fico no que faço. As Soft Skills, também chamadas de habilidades comportamentais ou socioemocinais, fazem toda a diferença na vida pessoal e profissional, em todas as atividades e funções organizacionais.

As Soft Skills potencializadas na Indústria 4.0, termo surgido na Alemanha em resposta à crise da dívida europeia, a fim de promover a influência global da indústria alemã, tornaram-se uma estratégia nacional de alta tecnologia para o ano de 2020. A quarta revolução industrial gerou desafios que implicaram mudanças científicas e tecnológicas, bem como problemas sociais, políticos e econômicos que devem ser enfrentados, regada pelos desenvolvimentos mais recentes na automação que se baseiam na inteligência artificial, redes neurais, que não é nada mais do que dar a máquinas (robots) a capacidade de aprender automaticamente através da aplicação de estatísticas e raciocínio indutivo, fornecendo-lhes faculdades de tomada de decisão.

Mesmo com o uso da neurociência e os avanços das pesquisas na área, há ainda empregos que requerem intervenção humana devido as tarefas "abstratas" que requerem habilidades como intuição, criatividade e persuasão para resolver problemas, impactando nas principais SOFT SKILLS exigidas no mundo do trabalho. (David H., 2015)

Mas quem determina quais são as principais Soft Skills que o mundo do trabalho tem buscado? O Fórum Econômico Mundial ou FEM é uma organização sem fins lucrativos em Genebra conhecida por suas reuniões anuais em Davos, na Suíça, nas quais reúne os principais líderes empresariais e políticos, assim como intelectuais e jornalistas selecionados para discutir as questões mais urgentes enfrentadas mundialmente, incluindo saúde e meio-ambiente.

Em 2020 tivemos o 50º encontro do Fórum Econômico Mundial. Líderes do mundo inteiro, como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, os líderes europeus Emmanuel Macron, Angela Merkel e Boris Jhonson, além do ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes, estiveram presentes.

De forma resumida, o FEM discute Politica, Economia, Educação e Saúde com líderes de vários países, e cada ministério responsável leva suas necessidade e sugestões para melhorias mundiais de temas específicos. No caso do mundo do trabalho, esse líderes, listam quais as principais competências que o mundo do trabalho necessita, surgindo então o ranking das 10 principais Soft Skills que vamos explicar nas nossas próximas postagens.

Referências
- Chin, A., Juhn, C., & Thompson, P. (2006). Technical Change and the Demand for Skills during the Second Industrial Revolution: Evidence from the Merchant Marine, 1891–1912. Review of Economics and Statistics, 88(3), 572–578. https://doi.org/10.1162/rest.88.3.572
- David H. (2015). Why Are There Still So Many Jobs? The History and Future of Workplace Automation. Journal of Economic Perspectives, 29(3), 3–30. https://doi.org/10.1257/jep.29.3.3