logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Safra de uva na comunidade de Santa Cruz deve chegar a 10 toneladas

Expectativa é baseada em 1.740 pés plantados em aproximadamente 0,7 hectare da comunidade

Compartilhar:

Em agosto de 2016, o agricultor Samuel Matiola e sua esposa, a bancária Tamires Souza, começaram a cultivar uva Niágara rosada na comunidade de Santa Cruz, em Içara. De lá para cá, a plantação continua com os mesmos 1.740 pés, plantados em uma área de aproximadamente 0,7 hectare, mas a produção foi crescendo ano a ano e, nesta safra, a expectativa é chegar a dez toneladas da fruta.

“A produção anual vai aumentando, conforme o tempo de vida da parreira. Demora cinco anos para chegar à fase adulta e a partir dali estabiliza a produção. No início, tínhamos cerca de um quilo por planta, depois aumentou para três e acredito que neste ano a gente consiga colher dez toneladas”, estima Samuel, ressaltando que a estiagem não prejudicou a produção, devido ao sistema de irrigação da lavoura.

O cultivo é familiar, envolvendo praticamente só ele e a esposa nos cuidados com o pomar. “No período da colheita, que dá mais trabalho, sempre vem a família ajudar”, ressalta. A colheita vai se dar após o Natal e deve durar entre 15 e 20 dias.

Vendas diretas ao consumidor

Quando o cultivo iniciou, não havia para quem vender a produção. Para divulgar os negócios e conquistar clientes, o casal teve a ideia da venda direta ao consumidor. “Abrimos as portas da propriedade para que as pessoas viessem visitar e pudessem colher o fruto direto do pé, trazer a família, interagir, mostrar de onde vem o fruto”, lembra Samuel.

Agora, quase toda a produção é vendida a uma rede de supermercados da região, mas a visitação será mantida este ano, ainda que com novos cuidados, devido ao coronavírus. “Vamos higienizar as tesouras de colheita, disponibilizar álcool em gel e, por ser uma área aberta, não haverá aglomeração de pessoas”, salienta.

Agende uma visita: As visitas podem ser agendadas pelo Instagram (@uvas_santacruz) ou através do telefone/WhatsApp (48) 99929-4915. O preço das uvas para a compra direta ainda está sendo definido.