Canal Içara

Canal Içara

10 de julho de 2020 - 14:09
Economia »
Santa Catarina terá Feira do Mel online com participação de produtos de Içara
30/06/2020 às 14:40 | Redação | com a colaboração de Ana Ceron, do Governo de SC
Lucas Lemos [Canal Içara]
Os apicultores de Santa Catarina inovaram e se adaptaram. A tradicional Feira do Mel, realizada anualmente em Florianópolis, será online neste ano. A venda de produtos acontecerá a partir desta quarta-feira, 1 de julho, para todo o país pelo site www.faasc.com.br/feiradomel. Serão 30 empresas e produtores participantes, dentre elas, a Minamel, de Içara. O pote de 1 quilo de mel comum custará R$ 25. Já o mel de melato da bracatinga - produto muito apreciado no mercado internacional - custará R$ 30, assim como o mel com certificação orgânica.

“É uma adaptação ao momento atual, mas também traz uma oportunidade para que os apicultores ganhem novos mercados. O mel produzido em Santa Catarina é destaque internacional pela sua qualidade. Já ganhamos vários prêmios como o melhor mel do mundo e agora um público ainda maior poderá conhecer e apreciar esse produto”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo de Gouvêa. “Vamos trabalhar o desenvolvimento territorial, divulgar os produtos regionais e além de oportunizar aos pequenos entrepostos e produtores maior inserção no mercado”, afirma o presidente da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Ivanir Cella.

De acordo com o Censo Agropecuário de 2017, a apicultura está presente em 17 mil propriedades rurais do estado. A produtividade é o grande destaque catarinense. A produção catarinense gira em torno de 60 quilos por km², enquanto a média brasileira é de 5 quilos por km². Além de mel, os catarinenses poderão adquirir própolis, cera de abelha, balas, biscoitos, cosméticos, pão de mel, bolo de mel, chás, bebidas, favos de mel e pólen. Os produtores disponibilizaram ainda diversas receitas e um curso de culinária online - tudo à base de mel. A Feira do Mel é realizada pela Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc) em parceria com Epagri e Sebrae/SC.
+ Economia
Participe também com seus comentários

últimas notícias