logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

SEI23 conclui programação com lançamento de meliponário escolar em Içara

Projeto-piloto em parceria com o Município de Içara é iniciado na Escola Padre Pacífico Dagostim

Compartilhar:

O SEI23 - Sinergia, Empreendedorismo & Inovação – teve a programação encerrada nesta sexta-feira, dia 26, com o lançamento de um novo projeto em parceria com o Município de Içara. O trabalho em equipe, a disciplina e os resultados das abelhas serão exemplos a partir de agora aos estudantes da Escola Padre Pacífico Dagostim. Os mais de 80 alunos da unidade municipal no Loteamento Jussara personalizaram as estruturas que servirão de abrigos para colmeias de mandaçaias e mirins, ambas instaladas pela Associação Empresarial de Içara. Também já experimentaram o mel produzido e utilizarão o produto para a Jornada de Educação Alimentar e Nutricional.

“Em 2022 atuamos para o lançamento da primeira turma de robótica na cidade. Agora, trouxemos o projeto de meliponário escolar para inspirar crianças a também trabalharem conceitos de empreendedorismo", ressalta a presidente da Acii, Tatiana Pavei da Silva. "As abelhas deste projeto são nativas e sem ferrão. Não implicam nenhum risco, ao contrário, trazem como benefícios uma alimentação saudável, a conscientização ambiental e o trabalho interdisciplinar", ressalta a coordenadora do projeto, Karine Cearon. "É um aprendizado para as crianças e toda a equipe", ressalta a diretora Rosane Dagostim Rocha.

A implantação do meliponário teve a participação dos pais em uma apresentação prévia do projeto. E, conforme a prefeita Dalvania Cardoso (PP), a intenção é que o modelo aplicado no bairro Jardim América possa ser expandido gradualmente para outras unidades. "Somos a Capital Catarinense do Mel e, com esse projeto, podemos utilizar nosso título para trabalhar diferentes conteúdos”, pontua. Além das colmeias, a escola recebeu o plantio de amendoim forrageiro, amor agarradinho, araçá, pitangueira e jabuticabeira para compor a vegetação no entorno das colmeias e auxiliar na produção do mel.

Interações no SEI23

A quinta edição do evento foi marcada por reconexões devido a retomada do modelo presencial. Teve cases de sucesso regional, rodada de negócios, exposição de produtos e serviços, além de visitas técnicas em indústrias. Também contou com palestras de Porã Bernardes e de Hortência. Em passagem por Içara, a ex-jogadora de basquete assinou bolas destinadas a jovens praticantes da modalidade que fazem parte das escolinhas do Município e deixou outras para ações surpresas da Associação Empresarial.

Durante o evento no Rhóis, os participantes também foram instigados a responderem sobre o que é empreender e inovar por meio de QR-Codes inseridos no salão. E dentre os formulários preenchidos, Clarice Medeiros garantiu mais uma das bolas autografadas por Hortência. O sorteio foi realizado junto com os estudantes da Escola Padre Pacífico Dagostim por meio de plataforma digital. Entre as marcas participantes em diferentes espaços e ações do evento, por vez, a vencedora foi a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).