logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Economia | 22/08/2025 | 18:07

SEI25: Incentivos fiscais impulsionam oportunidades para a inovação

Talk fez parte da segunda noite do evento de empreendedorismo em Içara

Linke

Compartilhar:

Mais do que apresentar inovações, o SEI25, evento de sinergia, empreendorismo e inovação da Associação Empresarial de Içara em conjunto com o Governo Municipal, abriu espaço também às oportunidades disponíveis em Santa Catarina para quem deseja transformar ideias em oportunidades de negócio. Na vanguarda dos incentivos há o SC Mais Inovação, programa do Governo do Estado que fez parte de uma talk na noite desta quinta-feira, dia 22. Conduzida pela agente de inovação Laís Machado e pelo parceiro do programa Juliano Coitiño, a colab proporcionou um olhar prático sobre como o ecossistema catarinense pode acessar benefícios fiscais e linhas de financiamento para fortalecer seus projetos inovadores.

Ao todo, o programa catarinense conta com 21 agentes de inovação distribuídos por todas as microrregiões do estado, ou seja, com capilaridade e proximidade com as necessidades locais. Esses profissionais atuam como verdadeiros catalisadores do ecossistema, identificando demandas, mobilizando recursos e assegurando que os esforços regionais estejam alinhados às metas estaduais de inovação. Entre os principais impactos destacados, estão o fortalecimento de empresas e comunidades locais, o apoio à criação de startups, a formação de talentos e a integração das regiões em torno de um crescimento coeso e sustentável.

Oportunidades disponíveis em SC

- Lei do Bem: permite exclusão de 60% a 100% dos gastos em P&D da base de cálculo do IRPJ e CSLL, representando economia efetiva de até 34% para empresas do Lucro Real.

- Programa Mover: oferece crédito fiscal de 50% a 320% sobre dispêndios em P&D, aplicável especialmente ao setor automotivo.

- Lei da Informática: concede crédito fiscal calculado a partir de multiplicadores sobre o investimento em P&D, válido para empresas do Lucro Presumido e Lucro Real, com foco em hardware e TI.

Além disso, foram apresentadas linhas de financiamento como o Pronampe Inovação SC, o PRODEC, e recursos do BRDE e BADESC, que oferecem taxas reduzidas e condições favoráveis para empresas que investem em pesquisa, desenvolvimento e modernização.