logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Show de empreendedorismo: aprenda com o sucesso de Alok

Compartilhar:

Se você me acompanha nas redes sociais provavelmente sabe que, no último domingo, fui ao show do DJ Alok em Urussanga/SC, se não me segue, agora você também já sabe. Muito mais do que uma performance de um DJ, o show é uma verdadeira aula de empreendedorismo. Este é o problema de ser colunista, em tudo você vê uma oportunidade de compartilhar conteúdo (interessante, é claro!).

Por mais que você não vá a festas eletrônicas, certamente você sabe que o público não são crianças e tão pouco os pais delas, embora, como tudo na vida, haja exceção. Esta foi a minha primeira grande surpresa, o show estava repleto de pais e filhos, ambos com faixas na cabeça, bonés e itens de fã clube do DJ Alok. Detalhe, o show foi em um domingo e iniciou às 22h00.

Aí eu me pergunto... O que realmente faz um DJ ter essa legião de fãs, de diferentes idades e que o diferencia dos demais? A resposta poderia ser óbvia: ele é filho de DJs! Mas, se for pesquisar a história da família, você verá que isso pode até ter influenciado na questão do talento, mas nem tanto na carreira. Vamos comparar ao futebol para você entender melhor. O Edinho é filho do Pelé, mas nem por isso ele foi um grande jogador. Assim como o filho do Romário, que também é jogador e nem se quer vestiu a camisa amarelinha da seleção principal ainda.

Então, o que realmente faz o Alok ser este fenômeno? Abaixo listei cinco tópicos (tem muito mais, claro) do que pude identificar e que podemos transformar em ensinamentos para nossa carreira profissional e para os negócios.

#1 Empatia: vamos ser práticos e buscar o significado dessa palavra no Google: substantivo feminino 1. faculdade de compreender emocionalmente um objeto (um quadro, p.ex.); 2. capacidade de projetar a personalidade de alguém num objeto, de forma que este pareça como que impregnado dela.

Muito mais que um artista, Alok se mostra humano e com capacidade para ter empatia com os mais necessitados. Ele já participou diversas vezes de um projeto social na África chamado Fraternidade Sem Fronteiras, além de outros projetos pelo mundo. Alok também compartilha vídeos em suas redes sociais falando sobre Deus, sobre família, sobre o sentido da vida e outros assuntos que mexem com nosso lado emocional. Ele é um exemplo de vida, um líder e, por isso, empatia é o #1 deste top 5!

#2 Energia: quem é que gosta de viver com pessoas negativas do lado, que só vivem reclamando? Alok certamente não é esta pessoa. Sua energia, tanto nas performances dos shows quanto em sua vida, contagia! Pensamentos positivos atraem vibrações positivas, felicidade nos traz paz, amor e harmonia. São estes os sentimentos que você carrega consigo ao final do show. Lei da Atração, Lei do Triunfo e outras tantas filosofias aplicam estes ensinamentos.

#3 Inovador: sim, ele é diferenciado. Telões de Led, fogos de artifício, explosões de fogo e papel picado no palco muitas bandas e DJs por aí também tem, às vezes até mais encenação que o próprio Alok. Mas se isso não é a inovação, o que é? Deixa eu te fazer uma pergunta bem simples: Que outro DJ toca o que o Alok toca? Pois é, “tente procurar e falhe miseravelmente”. Ele buscou um nicho de mercado que todos, eu disse TODOS, os DJs ignoram, repudiam e tem aversão, afinal, o mindset de um DJ é tocar e produzir somente música eletrônica e tocar pelos clubes e baladas pelo mundo a fora. Aí vem a crítica dos “haters”, amantes da música eletrônica, são poucos os que apreciam os shows de Alok. Mas nem por isso ele desanimou, pelo contrário, investiu ainda mais neste mercado, explorou o seu Oceano Azul, enquanto os outros DJs continuam no Oceano Vermelho. Se você não conhece esta analogia, recomendo muito ler o livro A Estratégia do Oceano Azul.

#4 Adaptável: é aí que vem o quarto ponto. Alok toca nos programas de auditório da TV, toca em festival de sertanejo, toca no maior festival de música eletrônica do mundo (Tomorrowland), toca para crianças, para os pais delas, os avós também conhecem, gostam e até assobiam Hear Me Now por aí. É incrível como ele se adapta para qualquer público!

#5 Interativo: fechando o top 5, a interação é um outro ponto forte deste artista, e que une todos os outros quatro citados anteriormente. Desde o primeiro momento, antes mesmo de Alok entrar no palco, a abertura do show já convida o público a se conectar com ele. Dentre a performance com as lanternas dos celulares do público (que deixou o ambiente incrivelmente mais lindo), o famoso “eiiiiiii… ooooo” e outras cenografias, Alok fala e interage o show inteiro com seu público.

Te convido a refletir e analisar como estes cinco pontos podem te ajudar em sua carreira profissional ou no crescimento do negócio em que você trabalha, seja você o dono da empresa ou não. Enquanto isso, compartilho o vídeo de abertura desse show incrível, para você se inspirar cada vez mais.



NOTÍCIAS DA SEMANA:
#1 Rede Madero negocia a compra do parque Beto Carrero;
#2 Uber divulga prejuízo de US$ 5 bi, sua maior perda para um trimestre;
#3 Tendências do varejo chinês para ficar de olho;
#4 Conheça a gigante Tencent, a empresa de 443 bilhões;
#5 Governo vai destinar R$ 8 milhões a projetos de IOT.


EVENTOS:
@ Startup Summit 2019, 15 e 16 de agosto, em Florianópolis;
@ AGO CEJESC - Conselho Estadual de Jovens Empreendedores, 22 e 23 de agosto, em Içara;
@ ExpoMais 2019, 25 e 26 de setembro, em Criciúma;
@ RD Summit 2019, 06 a 08 de novembro, em Florianópolis. Últimos passaportes a venda;