logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Solução para entregas de compras online vence o Startup Weekend 2019

Compartilhar:

Entregaí terminou o fim de semana de imersão em empreendedorismo como a melhor entre as 12 equipes participantes na opinião dos jurados. A ideia de uma nova maneira de viabilizar entregas de compras feitas via internet se transformou no modelo de negócio consagrado com o primeiro lugar no Startup Weekend Criciúma 2019. A jornada de empreendedorismo com o total de 54 horas aconteceu na sede da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), neste último final de semana.

A arquiteta de sistemas Bruna Nazário esteve entre os que se aventuraram a apresentar sua ideia de negócio em um minuto ao grupo de 80 participantes na noite de sexta (4), primeiro dia do evento. Eleita como uma das 12 melhores propostas nesse momento, a solução de entregas de encomendas a pessoas que ficam o dia todo fora de casa reuniu mais quatro pessoas para a formação de um dos times.

Entre sábado e domingo, o projeto de startup ganhou o nome de Entregaí, assim como as outras soluções também entraram na jornada imersiva de empreendedorismo para validação de nome, ideia, modelo de negócio, produto, público-alvo, estratégia e outras nuances da rotina de uma empresa. Tudo com o apoio de mentores, profissionais com atuação no mercado e conhecimento do modelo de startups.

A comissão julgadora do Startup Weekend Criciúma 2019, formada pela secretária de Educação do Município de Criciúma, Roseli De Lucca, o diretor do campus do IFSC na cidade, Lucas Dominguini e a coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária da ACIC, Lisandra Claus, teve a responsabilidade de eleger os melhores modelos de negócios. Entre os critérios estavam a resolução de um problema real, de maneira inovadora, com a possibilidade de repetição e reprodução em escala.

“O Entregaí resolve um problema comum a 62% dos nossos entrevistados durante o fim de semana, que querem fazer compras online, mas têm dificuldades para receber a encomenda por nunca estarem em casa. Criamos, então, uma plataforma que oferece a possibilidade do comprador coloque uma pessoa cadastrada na nossa plataforma como destinatário. Essas pessoas, que chamamos de entregueiros, vão receber o produto e combinar a melhor forma de deixar com o comprador. Serão inclusive remunerados para isso”, conta a empreendedora Bruna Nazário.

A vivência do Startup Weekend se mostra transformadora a todos os envolvidos, dos participantes aos organizadores, passando pelo time de profissionais responsável pelas mentorias. Trata-se de “um evento disruptivo”, sintetiza um dos mentores, um dos mentores, Fabio Francisco da Silva. “É um universo complexo, imenso, que pensa inovação e onde você vê a força, a integração entre as pessoas, os erros e acertos durante as 54 horas da jornada e isso não tem preço. Essa mentalidade de startup traz aqui é o futuro das empresas, independente do porte”, frisa.

Com todos os ingressos vendidos, corpo de mentores qualificados, engajamento das comunidades do ecossistema de inovação, a missão do Startup Weekend foi cumprida com sucesso, na avaliação do membro da comissão organizadora do evento, Jefferson Machado. “Conseguimos entregar tudo o que tínhamos a entregar com a ajuda dos patrocinadores, parceiros e principalmente das pessoas. Estamos na quinta edição e o ecossistema mostra o amadurecimento e o fortalecimento dessa cena de empreendedorismo”, aponta.

Os campeões do SW Criciúma 2019
1º – Entregaí (plataforma de logística de entregas para e-commerces)
2º – Cresci (Market place para venda de produtos para bebês, com possibilidade de usuários colocarem produtos usados)
3º - MaitreFood – aplicativo para restaurantes no qual o usuário consegue acessar e verificar a lotação do estabelecimento, o cardápio e até pagar as contas, a fim de evitar filas e a necessidade do garçom
Menção honrosa – RoBots – chatbot (atendimento automatizado) personalizado para negócios

Mais edições no Sul em 2020

Com edições desde 2016 na região Sul Catarinense, o Startup Weekend, maior evento de startups do mundo contará com mais edições no ano que vem. Criciúma, que já organizou cinco (uma delas da vertical Indústria) terá pela primeira vez uma edição do Startup Weekend Women, com foco no estímulo ao empreendedorismo feminino e que terá no mínimo 70% de participantes mulheres. O evento ocorrerá de 24 a 26 de abril, no Nações Shopping. Araranguá, também pela primeira vez, terá seu SW. Esses dois eventos se juntam às já consolidadas edições anuais de Criciúma e Tubarão.

Vocês devem estar se perguntando: “E cadê Içara?”... bem, nossa cidade também está no radar. Não se sabe, ao certo, qual a temática e quando ocorrerá, mas o que já posso afirmar é que, para o SW acontecer em Içara, é preciso de um grupo de empreendedores voluntários para planejar, organizar e executar o evento. Desde um Startup Weekend corporativo, ou seja, totalmente focado nos problemas de uma única empresa, ou nas mais diversas temáticas verticais (mobilidade, jovem, mulher, diversidade & inclusão, indústria, agrotech e até o legaltech, focado em soluções na área de advocacia), para este tipo de evento, o céu é o limite.


NOTÍCIAS DA SEMANA:
#1 No Dia Nacional da Abelha, multinacional alemã entrega Hotel de Abelhas em SP e RS
#2 PayPal abandona a Libra, projeto de criptomoeda liderado pelo Facebook
#3 Waymo, do Google, começará a testar seus carros autônomos em Los Angelesv
#4 Uber Works é novo aplicativo para conseguir emprego; veja como funciona
#5 Customer Success é o cargo da moda nas startups

EVENTOS:
@ Workshop Planejamento de Marketing - Cocreation SATC, 08 de outubro, na SATC;
@ Palestra: Plano de Marketing para as redes sociais em 8 passos, 09 de outubro, na ACII;
@ Palestra Cultura para Startups - PEC SATC, 10 de outubro, na SATC;
@ Innovation Summit, 10 e 11 de outubro, em Tubarão;
@ ESCARH - Encontro Sul Catarinense de RH, 15 de outubro, na ACIC;
@ Sandro Magaldi em Criciúma - O Novo Código da Cultura, 16 de outubro, na ACIC;
@ RD Summit 2019, 06 a 08 de novembro, em Florianópolis.