logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Taise Domiciano: E agora, qual ideia eu escolho?

Lembre-se: ideias no papel não valem nada!

Compartilhar:

Já aconteceu de você estar em uma reunião de ideação, com uma parede cheia de post-it colorido, com várias ideias incríveis espalhadas pelo painel e não saber como decidir em qual delas investir?

Fica tranquilo porque isso não acontece só com você. Depois de passarmos pela barreira de não ter ideias, e soltarmos nossa imaginação, chegamos a esse ponto que é: como definir o que vamos priorizar? E hoje eu vim te mostrar como fazer isso!

Sempre que finalizamos um brainstorming, eu gosto de dar para cada integrante do grupo três votos. Cada participante pode ler todas as ideias e votar nas três que mais lhe agradam. Ao final dos votos, vamos verificar quais ideias foram votadas e separar essas ideias.

Separadas as ideias, vamos utilizar a matriz de priorização, que é formada por quatro itens que nos ajudam a classificar as ideias em grau de complexidade e grau de impacto.

Quando falamos de complexidade, estamos tratando do desenvolvimento desta ideia, de sua execução, do esforço e energia investido para tirar a ideia do papel. E quando falamos de impacto, estamos tratando do impacto da ideia perante o mercado, usuários e/ou clientes.



As ideias que não foram votadas, não devem ir para o lixo. Elas ficaram no backlog, caso você precise, elas estarão lá. As ideias votadas, agora serão distribuídas na matriz de priorização. Em grupo, pegue uma ideia por vez e análise em qual quadrante faz sentido colocá-la. Vejamos:

1. Mais complexidade e menos impacto: essas serão as últimas ideias a serem consideradas para execução, pois são complexas e possuem baixo impacto;

2. Menos impacto e menos complexidade: São ideias fáceis para serem desenvolvidas, porém também não geram muito valor para os usuários;

3. Mais complexidade e mais impacto: são ideias boas, pois possuem alto impacto, porém também são complexas para serem executadas, por isso precisam de mais atenção caso o grupo queira seguir em frente com essas ideias;

4. Mais impacto e menos complexidade: idealmente, essas serão suas principais prioridades, tendo em vista que trarão um grande impacto para seus usuários e são consideradas menos complexas para serem desenvolvidas.

Depois de distribuir as ideias votadas nesta matriz, o grupo terá mais clareza para tomar sua decisão, levando em consideração o impacto versus a complexidade. E lembrando que depois de escolher a ideia é hora de começar a pensar em como materializá-la e testá-la.

Ideias no papel não valem nada! Você precisa construir algo que possa ser testado, mostrar isso para seus usuários, aprender com eles e melhorar sua ideia sempre.