logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Taise Domiciano: Qual é a sua visão de futuro?

Que tal começar a pensar em seu futuro hoje e usar sua imaginação e criatividade para conquistá-lo?

Compartilhar:

Todos nós, sem exceção, temos sonhos e desejos para o futuro. Entretanto, conversando com algumas pessoas, percebi que muitas delas deixam esses sonhos guardados apenas em sua mente, o que é um erro, afinal isso pode ser esquecido e somente vagar em lembranças.

Assim como as organizações precisam de uma visão de futuro, nós como seres humanos precisamos também saber aonde queremos chegar. O que você quer ser e alcançar?

Para quem já leu o livro “Alice no País das Maravilhas”, tem um trecho em que o gato surge em uma arvore por onde a Alice passa e ela súplica ajuda ao gato:

Alice: "Eu só queria saber que caminho tomar".
Gato: "Isso depende do lugar aonde quer ir".
Alice: "Realmente não importa".
Gato: "Então não importa que caminho tomar".

Ou seja, se você não sabe para aonde quer ir, qualquer caminho serve. Eu preciso de objetivo, eu preciso saber o que quero alcançar, para assim me preparar para esse caminho, e começar a trilhá-lo.

Vamos imaginar o seguinte: estamos no ano de 2032, se passaram 10 anos e você encontrou seu diário. O que está escrito nele? Você pode ter a grata surpresa de ver que anotou seus sonhos lá e à medida que o tempo foi passando, foi conseguindo alcançar muitos deles, por conta do seu empenho e dedicação.

Ou, você pode se dar conta que não fez nada e nem se deu ao trabalho de escrevê-los. E você passou esses 10 anos apenas vivendo a vida de outras pessoas, fazendo o que as outras pessoas esperavam que você fizesse ou até se contaminando com as tendências que a internet estava ditando naquele momento.

Eu sempre falo, precisamos cuidar para não se contaminar com a ideia de sucesso que a internet nos passa: seja empreendedor, tenha vários negócios, tenha 3 startups, sendo duas delas unicórnios, tenha 100 mil seguidores nas redes sociais, e muitas outras coisas que alguns gurus dizem ser a receita do sucesso.

Esse cenário está deixando as pessoas ansiosas e frustradas. Um alerta, comece a olhar para dentro de você, o que você de fato sonha e quer? Quem você quer ser? Onde você quer estar? O que te torna feliz?

Pessoas são diferentes. E que bom que são! Você pode desejar ser um empreendedor ou atuar dentro de uma organização ou ainda ficar em casa por um tempo para curtir a sua família e seus filhos. Você pode querer comprar algo, ou se desafazer de algo. Você pode querer sair do caos e da vida turbulenta ou pode querer estar na vida turbulenta. Você pode querer escrever um livro ou praticar um esporte. Você pode querer viajar para a Europa ou apenas quer conhecer alguma cidade próxima que você nunca visitou. Você pode querer ir a um show de rock ou se isolar um pouco e curtir o aconchego de sua casa.

Não há nada de errado com o que você quer, desde que seja de fato o que você quer e esteja conectado com a sua visão de futuro. Suas ações hoje implicam no seu amanhã. Desta forma, o que você sonha para daqui 10 anos, precisa de ação, precisa de movimento.

Esses sonhos precisam ser transformados em desafios e por isso a criatividade entra em cena. Use sua imaginação para sonhar e para pensar em como você fará para alcançar esse objetivo. Depois, precisamos de ação. É arregaçar as mangas e correr atrás.

Ficar parado não é um ingrediente. A não ser que você queira encontrar seu diário em branco, e perceber que o tempo simplesmente passou e você estava imerso em tantas coisas e nem se deu conta.

Que tal começar a pensar em seu futuro hoje e usar sua imaginação e criatividade para conquistá-lo?