logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Taise Domiciano: saia do ciclo vicioso e busque novas possibilidades

Aprenda com erros e adquira novos conhecimentos

Compartilhar:

Percebo que muitas pessoas tendem a entrar no ciclo vicioso. Fazem repetidas vezes aquilo que já deu certo. Entretanto, quando eu faço somente aquilo que já é conhecido, eu perco a oportunidade de testar novas ideias, de ter novas experiências, de aprender com meus erros e de adquirir novos conhecimentos.

O fato de me expor a situações não conhecidas, ativa um ciclo virtuoso de aprendizado contínuo. Além disso, você começa a entender que os erros fazem parte desses momentos de descoberta, afinal, eu ainda não aprendi isso, e existe uma curva de aprendizado que é elevada à medida que eu testo, erro e aprendo.

Vamos refletir um pouco. Você se recorda de nos últimos 30 ou 60 dias ter experimentado algo novo, ou tentado fazer algo de um jeito diferente? Se a resposta for não, eu te convido a começar experimentar esses movimentos.

Que tal fazer o seguinte exercício para aquecer os motores:
• Imagine que a sua empresa ou a empresa que você trabalha, fosse como um desenho em um papel. Você pode até desenhar algo que ilustre ela;
• Agora passe uma borracha nesse desenho (físico ou mental);
• Você tem a oportunidade de imaginar “como seria essa empresa, se você tivesse a oportunidade de criá-la hoje, como se ela nunca houvesse existido”;
• Imagine como seria. Você vai continuar gerando valor para seu usuário/cliente, mas de uma forma diferente;
• Nesse exercício você pode desenhar, anotar ou apenas imaginar;

Foi difícil fazer esse exercício? Deu um nó em sua cabeça? É normal e interessante pensar em como desejamos tanto ter essa liberdade de ação, mas, quando a conquistamos, por vezes hesitamos em construir algo do zero. Algo nos bloqueia.

Esse bloqueio pode estar conectado ao fato de sempre buscarmos uma resposta correta, aquilo que sabemos que vai dar certo e ao medo de se expor e fracassar. Queremos ser perfeitos, mas o perfeito não existe.

Se você ficar amarrado ao fato de ter que ser a pessoa que sempre acerta, você vai perder a chance de construir coisas incríveis, coisas não vistas, coisas que podem ou não dar certo, afinal, errar faz parte desse processo de inovação.

Estamos nos primeiros passos, imaginando e criando novas possibilidades. Ninguém garante que isso vai gerar valor para nossos clientes e usuários, mas e se gerar?

Que tal começar a pensar e testar novas possibilidades. Fazer mais do mesmo te leva ao mesmo destino, só não te garante que esse destino seja o mesmo que seus clientes estejam buscando. No cenário atua em que nos encontramos, mudar a rota e buscar novas possibilidades é fundamental.