logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Todo mundo está falando sobre Startup. Você sabe o que é uma!?

Compartilhar:

Estava em uma turma de faculdade na qual estou como docente. A matéria era Gestão Criativa. Após debate com os alunos sobre os novos modelos de negócios, fiz a seguinte pergunta: quem aqui sabe o que é uma startup? Para a minha surpresa, de 25 alunos, apenas 4 levantaram a mão. Isso representa 16%!

Não vou levantar os possíveis motivos de um índice tão baixo (pelo menos na minha visão), pois não é o foco desta publicação, mas este fato me despertou um alerta: será que este também é um retrato da sociedade? E, pensando nisso, resolvi esclarecer este termo, pois você pode até não saber muito bem o que é, mas certamente já ouviu algumas vezes - e vai ouvir cada vez mais.

Vamos dividir o termo e traduzir livremente: Start (significa iniciar) + Up (para cima). Parece algo sem nexo, com pouca conexão, entretanto, após você entender este mundo, você verá que faz todo o sentido. Uma startup, então, é uma empresa que está em seu início (ou iniciando) e tende a crescer. Vamos dividir em três pontos, para você entender melhor:

1. Rápido Crescimento: muitos erros, muito conhecimento e poucos acertos, mas, do dia para a noite, estas empresas podem dobrar sua base de clientes, seu faturamento ou até virar um unicórnio (termo para startups que ultrapassam 1 bilhão de dólares). Isto só é possível pela equipe altamente multidisciplinar que trabalha no projeto e pelos diversos mentores, que dão todo o apoio no momento de incubar (iniciar) uma ideia, acelerar ou escalar (scale up), ou seja, é uma cultura e um mindset (modo de pensar) totalmente diferente do que conhecemos em empresas tradicionais.

2. Replicável e escalável: a empresa só irá ter um rápido crescimento se for possível replicá-la para outras pessoas, regiões, países, mercados e etc., a grande virada é conquistar o maior número de consumidores no menor espaço de tempo. Parece algo impossível, mas com tecnologia, pesquisas e algumas ferramentas (certas) isso se torna cada vez mais tangível.

3. Inovação: o mais “óbvio” dos pontos pode não ser tão óbvio assim. A grande questão aqui não é inventar algo do zero, que não existe, mas sim aprimorar ou melhorar um negócio já existente, focado na experiência do consumidor. Nem sempre uma startup está enraizada a um produto/serviço tecnológico, embora represente a grande maioria.

Agora que você já conhece o significado de startup, vamos desmistificar outro ponto. Claro que a gente tem como referência o Uber, Airbnb ou Netflix, que eram pequenas startups que cresceram absurdamente. Mas há muitas statups no Brasil: NuBank, Gympass e Creditas, como exemplo. Já em Santa Catarina, a capital Florianópolis é considerada a “Ilha do Silício”, fazendo referência ao Vale do Silício nos Estados Unidos, onde estão situadas as maiores empresas de tecnologia do mundo.

E aqui no Extremo Sul também temos algumas startups, algumas já mais avançadas, como a içarense Portabilis e a criciumense Simples Dental, outras em crescimento acelerado, como a Chawork, e outras ainda iniciando a trajetória, como a Colméia X. Se você não acompanha esta transformação, recomendo ficar de olho, as startups já provaram que não são uma tendência passageira, da moda, elas vieram para ficar e mudar a forma como enxergamos o mundo.

NOTÍCIAS DA SEMANA:
#1 Facebook inicia testes para ocultar número de curtidas da plataforma;
#2 Google abre programa para startups em crescimento fora de São Paulo;
#3 Empresas se aliam a startups para ganhar mais agilidade;
#4 Startup cria plataforma para imprimir apostilas para estudantes de graça;

EVENTOS:
@ Como o varejo tem usado a tecnologia para gerar mais vendas, 03 de setembro, na ACIC
@ Workshop DPI Canvas - Cocreation SATC, 03 de setembro, na SATC;
@ Workshop de Prototipação - PEC SATC, 05 de setembro, na SATC;
@ Plurall Experience 5: Como a LGPD pode impactar no seu negócio?, 05 de setembro;
@ Workshop Benchmarking de Competidores - Cocreation SATC, 10 de setembro, na SATC
@ ExpoMais 2019, 25 e 26 de setembro, em Criciúma;
@ Startup Weekend Criciúma, 04 a 06 de outubro, na ACIC;
@ RD Summit 2019, 06 a 08 de novembro, em Florianópolis;