logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Uma doce Içara para todo o mundo

Compartilhar:

Somente no último ano a Minamel movimentou 2 mil toneladas de mel e de produtos agregados como açúcar mascavo, geleia real, extrato de própolis e pólen. Agora, o desafio da empresa içarense é agregar valor no mercado interno. Esta é a fórmula elaborada para aumentar a lucratividade com o mesmo faturamento após a renovação do parque fabril. À frente do processo está o filho do fundador e sócio-diretor, Guilherme Castagna.

A marca iniciada em 1989 teve o nome inspirado na mãe Luiza Mina Castagna. Surgiu como uma alternativa para a venda da produção de 1,2 mil colmeias do patriarca Agenor Sartori Castagna. Atualmente, a empresa conta com 4,3 mil metros quadrados entre laboratório de análises físico-químicas, beneficiamento de cera bruta, envasamento, além de posto de venda próprio. E já está pequena para a expansão comercial planejada.

A principal meta é ser referência em todo o país, atualmente, consumidor somente de 35% do volume comercializado pela empresa no bairro Liri. Outros 65% são destinados ao exterior. O interesse, neste caso, está principalmente nos Estados Unidos, países da Europa e os mercados emergentes. Trata-se de um dos setores mais importantes atualmente na balança comercial da cidade. E a projeção é que aumente em pelo menos 55%.

“Fui motivado naturalmente pelo convívio desde meus 14 anos com a empresa. Os desafios diários acenderam a vontade de superá-los”, indica Guilherme. Aos 28 anos, ele considera que é necessário despertar essa mesma vontade e dedicação em mais jovens. “E, em segundo, um plano funcional do Brasil de apoio a projetos”, sublinha. “Empreender é Planejar, Executar, Controlar e Corrigir – Sistema PDCA”, acentua.