logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Vereadores visitam Rio Deserto

Compartilhar:

O mesmo tour feito pela imprensa içarense, sob o convite das Empresas Rio Deserto, no início de março foi realizado pelos vereadores da cidade nesta quinta-feira, dia 18. Os representantes do Legislativo estiveram na Mina Novo Horizonte, em Criciúma. E conheceram o sistema utilizado para a extração, separação e também transporte do carvão utilizado no empreendimento. Já em Içara, visitaram junto com o administrador Luiz Gabriel Zanette e a engenheira Rosimeri Redivo, a unidade da Mina 101. E ainda foram até a área de 14 hectares em que a empresa pretende despejar o rejeito do carvão e executar o projeto de recuperação ambiental.

Conteúdo relacionado:
Especial » Notícias e informações sobre a instalação da Mina 101 em Içara
Multimídia » Conferir galeria de imagens da visita da imprensa na Mina 101!


Dentre os vereadores de Içara, Geraldo Baldissera (PDT), Darlan Carpes (PP) e Jure Carlos Bortolon (PMDB) foram os únicos que não conferiram a apresentação do projeto em lócuo. Do restante, Marzinho do Pereira (PP), Joaci Domingos (PP) e Toninho de Mello (PMDB) se mostraram impressionados com a tecnologia empregada. Já André Jucoski (PSDB) ratificou o posicionamento contrário ao beneficiamento e despejo do carvão na cidade. “Isto tem que ser melhor analisado”, explicou ele. Acirton Costa (PMDB), Neuzi Berto Silveira (DEM) e Itamar da Silva (PP) foram procurados, contudo não atenderam ao telefone.

Em relação ao beneficiamento e ao depósito do rejeito, o vereador Geraldo Baldissera já elaborou um projeto com a intenção de proibir a atividade na cidade. Contudo, até agora ele não foi apresentado, pois não há certeza de que será apoiado pela maioria dos legisladores. A matéria não foi enviada nem mesmo para as comissões. Ou seja, para ser votada, terá que receber a dispensa de parecer.


O QUE DISSERAM OS VEREADORES EM VISITA AOS EMPREENDIMENTOS DA RIO DESERTO:

- Toninho de Melo: “Tudo o que foi apresentado me surpreendeu. É mais positivo do que eu pensava”. “Os galpões são bem construídos, pode-se observar peixes nos tanques de tratamento de água, mostrando que a água é de qualidade e não vimos rejeitos em torno do pátio. A parte de recuperação também impressionou muito”.

- Joaci Domingos, o Boka: “O que mais me impressionou foi o beneficiamento com menos água, sem poluição. Esperamos que a comunidade aceite a recuperação da área”.

- Osmar dos Santos, o Marzinho: “Em 15 anos, os recursos que vão entrar no município vai dar pra asfaltar Içara inteira”. “Está tudo de acordo com o que pede a legislação. Temos que trabalhar pra trazer mais emprego e renda para o município”.

- Neuzi Berto Silveira: “Nem parece uma mina. É tudo em galpão, sem poeira. Pelo que vi na Novo Horizonte sou totalmente favorável à mina. Sobre a 101, preciso ver o projeto no papel”.

- André Jucoski, o Polakinho: “O processo é muito interessante, mas temos que continuar debatendo”, disse o vereador André Jucoski.