logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Esportes

Circuito atrai enxadristas de todas as idades

Compartilhar:

Realizado há três anos, o Circuito Içarense de Xadrez vem se moldando e agregando um número cada vez maior de participantes. Composta pela atual campeã brasileira Sub-20, Kathiê Goulart Librelato, e de enxadristas participantes de competições estaduais e nacionais, a categoria principal proporciona batalhas de nível considerado elevado pelos especialistas no assunto. “De modo particular, posso dizer que ganhei muito com essa troca, já que conforme ganhamos experiência a confiança cresce e, consequentemente, o nível técnico também”, explica Kathiê Goulart Librelato.

As crianças da categoria escolar são incentivadas por colegas. “O xadrez ajuda e muito no desempenho escolar da criança, desenvolve tomada de atitudes, atenção, concentração e processos matemáticos”, ressalta um dos professores envolvidos no circuito, Edenilson Prudêncio. “Procuramos encontrar uma categoria ideal para todos os participantes, do iniciante ao experiente, visando o equilíbrio entre os enxadristas para estimular à participação das pessoas”, comenta um dos organizadores, Claudionor Pirola.

“Para as crianças a principio é um pouco assustador, mas quando elas aprendem o movimento das peças, começam a amadurecer, respeitar, pensar e raciocinar antes de tomar decisões”, complementa o professor de Educação Fisica, Dauro Da Ré. Já a categoria intermediária é o ponto de equilíbrio, pois segrega os enxadristas que não são compatíveis com participantes experientes e de iniciantes. “Dependendo do desempenho dos participantes em cada categoria, os enxadristas têm a possibilidade de serem rebaixados e também promovidos a outras categorias, incentivando um bom desempenho entre as divisões”, finaliza Pirola.