Canal Içara

Canal Içara

20 de novembro de 2019 - 00:21
Esportes »
Começa o campeonato itinerante de Truco
20/04/2007 às 15:30 | Lucas Lemos | jornalagoraonline.com.br
Apenas com lugar de embarque e desembarque, iniciou nesta quarta-feira, dia 18, o 1º Campeonato itinerante universitário de Truco Içarense. Com início no centro de Içara e término na entrada da Unisul de Tubarão, os estudantes realizaram as três primeiras partidas do campeonato sendo duas decididas no escuro, tanto de luz, quanto pelas regras do jogo.

Participam até agora oito duplas, porém até sexta-feira, mais equipes devem se inscrever. Conforme vão surgindo é realizado o sorteio de uma das chaves em que o campeonato é dividido. Na primeira fase, todas as duplas se enfrentam dentro da chave, e os melhores classificados garantem vagas para as oitavas-de-final (hipótese considerada caso se confirma à inscrição de novas duplas). Uma vaga das oitavas será definida através da repescagem dos que não conseguiram a classificação necessária par a fase na rodada de jogos anterior.

No primeiro dia, três jogos foram realizados, e em todos eles a diferença de pontos foi pequena. Na primeira disputa, A dupla Tiago/Danilo enfrentou Anderson/Bruna, e de ponto em ponto a partida foi se definindo. As três primeiras rodadas do jogo foram ganhas por Anderson/Bruna, sendo que na rodada inicial a equipe ousou pedir truco, que não foi aceito pelos adversários. Na quarta Tiago/Danilo marcaram o seu primeiro ponto, porém a reação da outra equipe veio logo em seguida, abrindo quatro pontos de diferença: Anderson/Bruna 5, 1 Tiago/Danilo. O jogo só começou a se equilibrar quando Tiago/Danilo pediram truco em duas rodadas seguidas, a equipe contrária aceitou e sem blefe Tiago/Danilo marcaram nove pontos, ficando ainda um ponto atrás dos adversários que em outras rodadas somavam 10 pontos. Nas rodadas finais, Tiago/Danilo não aceitaram o truco proposto por Anderson/Bruna, que em rodada posterior desistiram da rodada levando o jogo para o escuro, etapa em que os jogadores não podem ver as cartas que tem e disputam a partida na sorte. Os sortudos da partida inicial foram Anderson/Bruna, que definiram o resultado como 12 a 11.

Na segunda disputa da noite, agora na viagem de volta de Tubarão para Içara, mas ainda pela chave A, João/Brígido enfrentaram os vencedores do primeiro jogo, Anderson/Bruna. O placar foi aberto por João/Brígido que na segunda rodada foi igualado após a recusa da equipe em aceitar o truco proposto por Anderson/Bruna. As equipes, no pinga a pinga foram igualando o placar até o sétimo ponto, pois na rodada seguinte a dupla João/Brígido pediu truco aceito pelos adversários aumentando o placar para 10 a 8. Na rodada seguinte a dupla com placar favorável a eles, João/Brígido pediu mais uma vez truco, aceito novamente pelos adversários, porém desta vez Anderson/Bruna levaram a rodada, aumentando o placar, agora favorável a eles, para 11 a 10. Com o ponto conquistado na penúltima rodada, João/Brígido levaram o jogo para o escuro, onde conseguirem marcar o ponto da vitória.

Na terceira disputa da noite, também na volta e pela chave A, os perdedores do primeiro jogo disputaram contra os vencedores da segunda partida da noite: Tiago/Danilo x João/Brígido. Quem leva o primeiro ponto é Tiago/Danilo, resultado revertido na segunda rodada e ampliado na terceira onde João/Brígido passam na frente por 2 a 1. Com pedidos de truco negados pelos adversários nas ruas rodadas seguintes, o placar é alterado para 3 a 2, ainda com vantagem para João/Brígido. O jogo é novamente revertido após a aceitação de João/Brígido ao truco proposto pelos concorrentes, onde o placar volta a ficar favorável para a dupla, por 4 a 3. Nas rodadas seguintes, o pedido de truco, a desistência de uma das equipes em disputar a rodada e o ponto conquistado por João/Brígido os garante o empate temporário por 6 a 6. O placar continuou no pinga a pinga até o oitavo ponto das equipes. Os pedidos de truco novamente negados, mudaram o placar para 10 a 9, porém ainda favorável á Tiago/Danilo, que na última rodada também pediram truco, desta vez aceito, e sem blefe a dupla garantiu a sua primeira vitória no campeonato.

As próximas disputas ainda não estão definidas, pois depende do dia em que os universitários têm aula, mas o local está definido, é nos últimos bancos do ônibus da União, entre Içara e Tubarão.


Chave A

João/Brígido
Tiago/Danilo
Anderson/Bruna
Leandro/Rafael

Chave B

Mauro/Daniel
Murilo/Rafael
Marcelo/Ricardo
Martina/Tiago
+ Esportes
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas