logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Esportes

Competência defensiva garante a vitória do Criciúma

Compartilhar:

Como diria o ditado: ataque ganha jogo, mas defesa ganha campeonato. A estreia do novo técnico do Criciúma ocorre com vitória sobre o CRB-AL, no Estádio Rei Pelé, em Alagoas. Essa vitória se dá pelo fato de o setor defensivo do Criciúma ter se dedicado intensamente durante os 90 minutos. Destaques defensivos são: goleiro Luiz e o zagueiro Edson Borges. Porém, os demais integrantes da defesa merecem total reconhecimento por também contribuírem diretamente para a manutenção do resultado em 2x1 obtido pelo time catarinense.

O único gol sofrido pelo Criciúma aconteceu em cobrança perfeita de falta do meia Elvis, que mandou no ângulo, com extrema precisão. O empate surgiu com um gol contra de Neto Baiano. Azar do atacante do CRB, mas que oportunizou ao Criciúma a possibilidade de reverter a desvantagem no placar. Além disso, o gol da virada iniciou no inteligente passe do Lucão, por cobertura, para Silvinho, que teve a calma de dominar a bola e chutar firme para balançar as redes.

Depois disso, a apreensão se instalou. O CRB partiu para cima e testou o goleiro Luiz de diversas formas. Uma pressão que assusta, mas ao mesmo tempo abre espaço para o contra-ataque criciumense. Até que Lucão sofre pênalti, mas Silvinho vai para a cobrança.

Com o atual elenco, a convicção que tenho é de que o centroavante vive de gols, ou seja, Lucão sofreu o pênalti e seria o jogador ideal para a cobrança da penalidade. É um bom finalizador, em faro de gol e tem total condição de ser o batedor oficial do Criciúma. Porém, Silvinho se propôs a bater o pênalti e falhou.

É uma falha constrangedora, porque demonstra que o batedor não está convicto no momento do chute. No momento em que ele vai lentamente em direção à bola e, no penúltimo passo, realiza a paradinha, ocorre a intenção de esperar a decisão do goleiro em qual lado irá pular. Mas o goleiro percebeu a indecisão de Silvinho e não se precipitou na decisão de onde pular para defender. Silvinho foi surpreendido e chutou praticamente no meio e a bola parou no travessão. Pênalti mal batido e com ar de displicência.

A competência do sistema defensivo foi fundamental para a vitória. O próximo desafio será diante do Figueirense, nesta terça-feira. Embora o time da capital esteja mal posicionado na tabela de classificação da Série B do Brasileiro, será um confronto tenso. No Criciúma, existe a possibilidade de se aproximar do G4, enquanto no Figueira, existe a possibilidade de sair da zona de rebaixamento.