logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Lucas Lemos [Canal Içara]

Esportes | 26/12/2022 | 12:31

Fórmula 4: Rafaela Ferreira projeta nova categoria nas pistas de corrida para 2023

Desafio será acumular pontos para chegar a Fórmula 1

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

Com 17 anos, a pole position na Copa Brasil de Kart, o título sul-catarinense na categoria 125cc e a participação no pódio do Campeonato Brasileiro de Kart são algumas das premiações que Rafaela Daminelli Ferreira alcançou somente em 2022. A pilota içarense está nas pistas desde os oito anos e acumula uma vasta prateleira de troféus e medalhas em competições regionais, estaduais e também nacionais. Toda essa quilometragem inspira agora novos desafios. O foco é chegar na Fórmula 1.

"A temporada de 2022 foi o ano da minha carreira. Trabalhamos bastante e com muito esforço e dedicação conseguimos andar sempre entre os melhores do país, na principal categoria do kartismo. Entramos também para a história sendo a única mulher a conquistar uma pole position na Copa Brasil. Com certeza foi uma temporada ótima!", comemora Rafa. "Para 2023, estamos visando a participação na Fórmula 4 Brasil, a única categoria no Brasil homologado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e que garante ao vencedor 12 pontos dos 40 para a super licença exigida pela Fórmula 1. Estamos confiantes", acrescenta.

Inspirações e influências

Entre as inspirações da jovem estão Ayrton Senna, Max Verstappen e também Lewis Hamilton. Mas a maior influência de Rafaela veio da família. "Meu pai era proprietário de um kart indoor e competia também. Como eu estava sempre no meio, acabei gostando muito do esporte e com oito anos ganhei meu primeiro kart", relembra. "Treinei e comecei a me destacar aqui nas competições regionais, até que decidimos ir além, pra campeonatos maiores. Participei de estudais, sendo 3ª colocada por dois anos consecutivos (2016 e 2017) e ano passado pude participar do meu primeiro nacional. Fiquei em 6º lugar entre 25 pilotos", exalta Rafaela.

"Fui a 1ª mulher a conquistar uma pole position na Copa Brasil e fiquei em 6º lugar. No Brasileiro - principal competição nacional - participei de duas categorias. Na disputa de graduados, que é a principal, como se fosse a F1 do kart, fiquei em 4º lugar entre 26 karts e fui a única mulher participando da minha categoria. É muito bom representar as mulheres de uma forma positiva. Participei também da OK FIA, que é uma categoria internacional, fui quinto lugar e como premiação por ter sido melhor colocada entre 15 e 18 anos, ganhei um teste de Fórmula 4", pontua.