logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Esportes | 12/12/2025 | 08:56

Kathiê Librelato é a nova campeã brasileira de xadrez

Atleta içarense venceu com sete vitórias e dois empates a competição de 2025

Redação | com informações de Fábio Pacheco, da CBX

Compartilhar:

Kathiê Librelato é a nova campeã brasileira de xadrez. Em uma campanha sólida ao longo das nove rodadas, a WIM içarense somou oito pontos — resultado de sete vitórias e dois empates — e garantiu o sonhado título nacional feminino. A edição 2025 do Campeonato Brasileiro reuniu 77 jogadoras de todas as regiões do país, entre os dias 5 e 10 de dezembro, no Recife (PE). “Após bater na trave algumas vezes, veio finalmente o título no maior evento do calendário nacional feminino. É uma felicidade enorme!”, celebra.

A vice-campeã foi a FM Julia Alboredo, também catarinense, que também assegurou vaga para as Olimpíadas de 2026, no Uzbequistão. Julia somou 7,5 pontos em nove partidas, com seis vitórias e três empates, além de ganhar dois pontos de rating. O pódio foi completado pela WFM Agatha Hurba Nunes (SC), que conquistou o bronze com 7 pontos e garantiu a terceira vaga olímpica.

A competição foi considerada histórica pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), tanto pelo nível técnico quanto pelo recorde de participantes. Ao todo, 13 estados foram representados: Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

"Parabenizo todas as atletas pela dedicação e espírito esportivo, em especial as três campeãs que conquistaram a vaga para a Olimpíada de 2026 e destaco ainda o trabalho exemplar da Federação Pernambucana de Xadrez e a organização conduzida por Rodrigo Yoshio, que acolheram o evento com excelência e hospitalidade. Este campeonato não foi apenas uma competição: foi um passo firme na construção de um futuro mais forte e inclusivo para o xadrez brasileiro", pontua o presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, Máximo Igor Macedo.