logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Esportes

Forte e feminina, se resume Gisele

Compartilhar:

Aos 33 anos, Gisele Ramos é a segunda professora graduada pela Liga Brasileira de Muaythai Tradicional. O reconhecimento ocorreu no seminário de graduação da LBMTT entre os dias 26 e 27 de maio. Foi um dos momentos de ápice na carreira da criciumense que escolheu Içara tanto para morar quanto atuar.

Na função de instrutora, Gisele iniciou pela equipe Black Team. A experiência resultou na vontade de montar também uma academia. E foi isto que fez. Criou um espaço próprio para dar continuidade ao trabalho. O empenho deu certo. E na atual evidência da modalidade, contabiliza 60 alunos na Explosion Artes Marciais.

Em competição, Gisele foi campeã catarinense de muaythai tradicional em 2009. E no mesmo ano ficou de vice-campeã catarinense de boxe. Além de professora, acumula a função também de árbitra gabaritada pela confederação brasileira. Para ela, a palavra que melhor define a modalidade é “apaixonante”.

“Iniciei em 2005. Foi por acaso. Queria uma atividade que fugisse da rotina e me aliviasse do estresse. Fui fazer uma aula experimental e me apaixonei. Além dos benefícios ao corpo, relaxa muito a mente... O corpo cansa e a mente descansa”, relata.

Em entrevista ao Canal Içara, Gisele comentou sobre a ascensão do muaythai, além da publicidade que há por conta do UFC, do preconceito que já houve quanto a participação feminina e ainda dá orientações para quem deseja iniciar a prática. Foi questionada também sobre a disciplina e de demais benefícios possíveis. Confira o bate-papo completo que teve com o portal:


O Ultimate Fight Combat revigorou a paixão brasileira por artes marciais?
Sim. O Brasil estava carente de ídolos e, no momento, somos o país do MMA. Temos campeões em muitas categorias e isso fez reacender a paixão pela arte marcial, principalmente pelo muaythai, muito utilizado no MMA. E foi muito bom também na questão do preconceito. Muitos achavam que praticante de arte marcial era brigão. Isto não é verdade. A arte marcial te faz eliminar muita energia. Deixa muito mais tranquilo e paciente. Com a transmissão dos campeonatos pela TV, as pessoas puderam ver que é um esporte como outro qualquer. A disputa é somente dentro do ringue ou no octógono. Fora dali não existe violência.

No imaginário popular as artes marciais estão associadas a brigas de rua. Você também percebe isto? Como mudar esta imagem?
Esse paradigma já diminui bastante. Hoje as pessoas praticam arte marcial por esporte, pela cultura e pelos benefícios que traz ao corpo e a mente. Creio que antes as pessoas procuravam a arte marcial mais pra defesa pessoal, com a intenção de brigar. Hoje quem quer lutar procura campeonatos, onde há mais emoção na disputa de habilidades com alguém que também sabe. É covardia bater em alguém menor ou menos habilidoso que um lutador.

O boxe esteve em evidência antes do UFC. Você considera que haverá alguma sucessão?
O boxe já esteve em evidência. Existiram muitos lutadores bons. O Brasil mesmo teve alguns mitos no esporte, assim como o Maguila e o Popó. Mas acho que o muaythai esta se destacando muito por ser uma luta completa. Usa todo o corpo. Agora é o momento do muaythai. Há muitas celebridades praticando mesmo que por esporte. Isso o deixa muito na mídia, o tornando mais popular.

Qual o benefício do muaythai e boxe?
É uma aula com grande gasto calórico e com um bom ganho de condicionamento físico. Em média, é possível gastar ate 1000 calorias por treino. Além de trabalhar os membros superiores naturalmente requisitados em treinos de boxe, o muay thai também trabalha com chutes, o que acaba exigindo bastante das pernas e da região do abdômen. Os braços e pernas ficam, sim, mais definidos, assim como as costas, os ombros e o trapézio. Mas dificilmente o corpo de alguém que pratica a aula como recreação irá se igualar ao de um lutador profissional

No aspecto físico, o que é preparado no atleta?
Condicionamento físico, alongamento, flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio, maior poder de concentração e foco, tonificação da musculatura e articulações, reflexos, potência e resistência.

E no aspecto mental, também há preparação?
Concentração, motivação, autoconfiança. O atleta tem que encontrar a intensidade certa de ativação, conseguir um meio termo entre a tranquilidade e a ansiedade para que consiga ter o tempo certo de contra ataque e a tranquilidade de tomar as decisões corretas num tempo muito rápido.

Quem pode praticar este tipo de esporte?
Se você tiver algum problema de articulação nos ombros e joelhos, é melhor consultar um médico antes de começar a treinar. Isso não vai te impedir de treinar. Mas há alguns movimentos que não poderá executar. Em nossa academia temos pessoas com algumas limitações e conseguem trabalhar a arte marcial numa boa. Sempre dentro do limite de cada um. Há até médicos que recomendam devido ao fortalecimento e alongamento que proporciona.

Para obter resultado, é preciso de quanto tempo?
Como em toda atividade física, só irá enxergar resultados se a prática for regular. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos de atividades aeróbicas por semana. Isto dividido, preferencialmente, em cinco dias. Como os treinos duram em media 90min, praticando duas vezes na semana já será possível obter resultados.

Há idade certa para começar os treinos?
Depende do desenvolvimento psicomotor da criança. Existem casos que a partir de seis anos já estão treinando. O ideal é a liberação do pediatra, assim como o limite máximo de idade também depende da disposição individual de cada um. O ideal é sempre consultar o médico antes de qualquer atividade física.

Quanto tempo pode levar para um atleta disputar premiações?
Depende muito do desempenho de cada atleta, do esforço, evolução. Não há uma regra básica de tempo. Cada pessoa tem o seu tempo. Há atletas que já nasceram pra estar dentro do ringue. E há alguns que nunca subirão. Outros têm toda a técnica exigida, mas o psicológico não. Então é muito relativo, depende de cada um.

E quanto às mulheres, como fica a atuação feminina? Existe machismo neste meio?
Já existiu mais. Lembro quando iniciei a pratica de muaythai. Éramos somente três mulheres na academia. Mas pouco a pouco fomos tomando conta. E hoje em dia temos turmas com mais mulheres do que homens. Elas já ganharam até horários exclusivos só para elas. As mulheres estão descobrindo que treinar duro e dedicar-se a uma atividade esportiva pode ser totalmente viável e possível para qualquer mulher, sem que isso signifique perder a feminilidade. Hoje até os artigos esportivos estão mais femininos, com detalhes na cor rosa e com flores estampadas. Nos campeonatos, tanto profissionais quanto amadores, quando se inicia a participação feminina a atenção do público se volta toda para elas. É um verdadeiro show. Muitos ainda se impressionam como as mulheres podem ser tão fortes e tão femininas ao mesmo tempo. Sexo frágil? Não sei se ainda somos... rsrs. Chegamos até a Presidência do Brasil!

Para quem tem vontade de treinar, qual a dica você dá?
A arte marcial é um exercício completo. Trabalha tanto o físico como o mental. Mas como em qualquer atividade física, o ideal é procurar um médico antes ver se esta tudo certo com a saúde. Procurar conhecer o que vai praticar para ver se a pessoa se identifica com a atividade. Geralmente as academia oferecem uma aula experimental. O ideal é fazê-la, conhecer o professor e conversar com ele. Os treinos dependem muito da intenção. Há treinos para condicionamento físico, perca de peso ou para lutadores. Os treinos são montados conforme a intenção do praticante. Então deixe a preguiça de lado e venha conhecer melhor o muaythai e o boxe. É apaixonante.