logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Royalties é levado ao Paço Municipal

Compartilhar:

A proposta de royalties sobre o lixo depositado em Içara foi apresentada ao prefeito Gentil Da Luz nesta terça-feira, dia 29. O mesmo projeto foi levado também ao conhecimento de entidades içarenses. O próximo passo agora será a ampliação do debate com a comunidade e até municípios vizinhos. Esta foi inclusive uma das condições impostas pelo chefe do Executivo para o encaminhamento da matéria ao Legislativo.

Conteúdo relacionado:
19/11/2011 » Prefeito manifesta apoio aos royalties
18/11/2011 » Santec se manifestará após ser acionada
18/11/2011 » Modelo de royalties vem de Biguaçu


"A ideia é fantástica. Não teria problema em mandar o projeto agora. Mas, com isso eu jogaria a responsabilidade sobre os vereadores. Encaminharei esta proposta apenas se tiver um requerimento com a maioria dos vereadores, ou seja, seis assinaturas, ou então se for realizada uma audiência pública", condicionou Gentil.

Em reunião na Prefeitura Municipal, três vereadores afirmaram apoio. Além da propositora Edna Benedetti (PCdoB), compartilham a iniciativa Diego da Silva Vittorassi (PDT) e Dilnei Darcy Lima (PMDB). Já os parlamentares Acirton Costa (PMDB), André Mazzuchello Jucoski (PSDB) e Neuzi Berto Silveira (DEM) não anunciaram o voto antecipadamente.

"A ideia é excelente, mas, eu, como sofredor dos problemas que o antigo lixão causava, ficarei com o posicionamento da empresa. Se disserem que é bom, estarei junto", declara Neuzi em defesa da administradora do aterro sanitário ao qual caberia a tributação. A taxa em debate seria vinculada a quantidade de toneladas recebidas. Aos içarenses, contudo, ficaria a isenção.

“O passivo ambiental que temos ultrapassa um milhão de anos”, pondera Edna ao calcular o tempo de decomposição de alguns materiais. Com o recurso captado como medida compensatória algumas possibilidades também já são apontadas. O repasse do montante poderia ocorrer ao Hospital São Donato, além de ações ao meio ambiente.