logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Opinião

Por imposição, trabalho da imprensa é dificultado na FMCE

Compartilhar:

Dessa vez a pauta o Blog do Erik Borges não se trata do Criciúma EC, do esporte içarense ou algum assunto de natureza esportiva. A crítica da vez tem teor intervencionista. Com a intenção de explicitar a atual postura adotada pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Içara, o Blog do Erik Borges, do portal de notícias Canal Içara, se manifesta.

Torna-se público o total repúdio à atitude da assessoria de imprensa da Prefeitura de Içara em orientar seus professores/técnicos da Fundação Municipal de Cultura e Esportes a não concederem informações (resultados obtidos em competições) para a imprensa/veículos de comunicação, mesmo que estes requisitem junto aos técnicos responsáveis pelas equipes.

Entende-se, portanto, que essa atitude acaba por atrapalhar o trabalho do profissional que desempenha o essencial papel de reportar. Isso se torna ainda mais intrigante porque vem de um órgão público, que, como sabemos, tem o dever de servir à população, que paga seus impostos e detém o direito de ficar a par dos acontecimentos que fazem parte da Prefeitura de Içara, dentre algumas formas, através da imprensa.

A autonomia do repórter está sendo lesada. O jornalista não pode ter sua informação impedida de ser obtida por causa de uma orientação, que recomenda aos técnicos a não emitirem as informações sem que antes tenham autorização da assessoria de imprensa do município.

É comum que empresas se fechem para a imprensa com relação a alguns temas. Mas uma assessoria de imprensa de Prefeitura não pode, em hipótese alguma, dificultar o acesso à informação por parte dos profissionais que representam seus respectivos veículos de comunicação do município e da região, que desempenham o trabalho jornalístico.

O papel da assessoria deve ser de auxiliar e prover o que for necessário para que todas as informações sejam esclarecidas para a população assim que requisitadas pela imprensa. O que impressiona é que se trata da tentativa da assessoria em barrar o trabalho de reportagem a respeito da Fundação Municipal de Cultura e Esportes, no qual se pretende divulgar os resultados obtidos por nossos atletas de Içara em competições dos níveis estadual, nacional e internacional. Mas, mesmo assim, existe essa barreira que acaba por dificultar a divulgação de resultados aos profissionais de imprensa.