logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Atuação da Rede Feminina de Combate ao Câncer é apresentada no Legislativo

Entidade tem 32 anos de trabalho em Içara

Compartilhar:

Trinta e dois anos de trabalho da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Içara foram apresentados ao Poder Legislativo nesta segunda-feira, dia 26. A presidente Neci Teresinha Maciel Grave utilizou o horário politico da sessão ordinária da Câmara Municipal para relatar o empenho de 40 voluntárias e também dos profissionais que atuam na Casa Rosa na promoção da saúde na cidade.

“O câncer de mama não dispõe de métodos preventivos, mas o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Com o uso do tratamento menos invasivo diminui as taxas de mortalidade, trabalhamos diariamente com o intuito de salvar vidas”, destaca Neci. Além de mostrar toda a importância da prevenção do câncer e a promoção de saúde, a RFCC realiza diagnósticos de câncer de mama, colo do útero e ovário.

A entidade disponibiliza também exames preventivos do colo do útero Papanicolau, exames clínicos de mama, ultrassonografia, médico clínico geral, ginecologista, mastologista, psicoterapia, fisioterapeuta e práticas integrativas complementares. Ainda possui atividades assistenciais e sociais. “Para alcançar os objetivos da entidade é fundamental o trabalho do voluntário, que é o cidadão que, motivado por valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento”, comenta Neci.

Espaço de saúde

Em dezembro de 2020 foi inaugurada a Casa Rosa, espaço com 847 metros quadrados, com estrutura física moderna e apropriada para o atendimento ambulatório voltado para a saúde da mulher e totalmente gratuito. “Os atendimentos também cresceram em 2022. Foram 10.726 procedimentos e neste ano, até o momento, são 5.336”, relatou a Neci Grave.

“Nosso agradecimento pelo apoio sempre recebido dos entes públicos, da iniciativa privada e de toda a comunidade, pois certamente sem todos unidos não estaríamos comemorando 32 anos de conquistas”, completa a presidente. “O trabalho dessas voluntárias repercute de forma positiva em toda a região, sendo um orgulho para a cidade. Parabéns por esse trabalho de excelência”, frisou o solicitante do espaço, vereador Rodrigo da Silva Gonçalves (PP).