logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Câmara lotada em dia de homenagens

Compartilhar:

Foram muitos os aplausos destinados aos homenageados pela Câmara de Vereadores na quarta-feira, dia 10. Também não faltaram choros, depoimentos de vida e expectadores. Ao todo, mais de 100 pessoas lotaram o plenário içarense para assistir a última sessão solene de 2008.

Entre os nove homenageados, estão Custódio Abílio da Silva, Heitor Valvassori, José Moacir Colonetti (in memoriam) e Tereza Brígido Cardoso. Todos eles são naturais de Içara, desempenharam ações de importância no município e, por isso, receberam a Ordem ao Mérito.

Para quem também trabalhou por melhorias na cidade, mas não nasceu nela, a Câmara homenageou com o título de Cidadão Honorífico. O prêmio de reconhecimento foi destinado a Ada De Luca, Alcides Alcino Fernandes, Doroci Adoltides Pereira, Ivone Waltrick e Joaquim Eleotério Réus (in memoriam).

Entre os depoimentos dos homenageados, o mais tocante foi o de Ivone Waltrick. Ela não contou a própria história de vida. Mas, revelou o quanto luta pelo filho e pela Associação das Mães de Autistas (AMA). “Podemos fazer um mundo melhor. Não por caridade. Mas, por causa da necessidade das pessoas. Quando ajudamos um autista, melhoramos a vida de toda uma família”, disse emocionada.

“Minha responsabilidade, a partir deste momento, triplicou”, destacou a deputada Ada De Luca ao subir no púlpito com o certificado na mão. “Espero ter mais vida para continuar com os meus trabalhos voluntários”, completou Tereza Brígido.


TÍTULO DE ORDEM AO MÉRITO

- Custódio Abílio da Silva, indicado por Caetano Pedro Costa (PTB):
Foi presidente do Esporte Clube Brasil, criou grupos folclóricos e de jovens, foi vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e atualmente ocupa a vice-presidência do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg).

- Heitor Valvassori, indicado por Darlan Carpes (PP):
Está no segundo mandato como prefeito. Além disso, já foi vice-prefeito e vereador. Também possui a Valvassori Contabilidade, instalada no Centro de Içara.

- José Moacir Colonetti (in memoriam), indicado por Luiz Otávio Nunes (PP):
Entre 1973 e 1977, ocupou uma vaga na Câmara de Vereadores de Içara.

- Tereza Brígido Cardoso, indicada por Iara Amândio Martinez (PP):
Mestra e educadora, Terezinha, como é conhecida, já foi secretária e assistente da pasta de Educação. Atualmente, presta assessoria para a Afasi e ocupa a vice-presidência da Rede Feminina de Combate ao Câncer.


TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO

- Ada De Luca, indicada por Jairo Celoy Custódio (PMDB):
Em Içara, ela viveu somente entre 66 e 69. Depois deste período, foi para fora do Estado, onde já concorreu como vice ao governo de Brasília. A deputada estadual pelo PMDB, Ada De Luca foi a primeira mulher do partido a ocupar uma vaga na Assembléia Legislativa.

- Alcides Alcino Fernandes, indicado por Joaci Domingos (PP):
Natural de Araranguá, Alcides foi um dos fundadores do Clube dos 50 e um dos maiores empresários do passado de Içara. Junto com a família, criou a Distribuidora de bebidas Fernandes, hoje administrada pelos filhos.

- Doroci Adoltides Pereira, indicado por Silvio João Viana (PSDB):
Filiado ao PMDB, Doroci foi um dos militantes mais atuantes do antigo MDB (atual PMDB).

- Ivone Waltrick, indicada por Murialdo Canto Gastaldon (PDT):
Nascida em 1946, em Lages, Ivone atua durante em uma entidade criada para dar suporte às mães de autistas, a AMA. Há 37 anos, ela reside em Içara, onde já teve um salão de beleza.

- Joaquim Eleotério Réus (in memoriam), indicado por Lili Cabreira (PMDB):
Conhecido como Padoca, Joaquim Eleotério era dono de uma padaria. Mas, o empreendimento não deu certo. Conforme a família, a solidariedade dele era tamanha, que eram doados mais pães do que vendidos. Além disso, também teve uma oficina na cidade, quando ainda e era militante do antigo MDB (atual PMDB).