logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Câmara Municipal retribui luta contra câncer

Compartilhar:

No mês dedicado a prevenção das mulheres, as homenagens da Câmara Municipal foram para a Rede Feminina de Combate ao Câncer, Amigas do Peito, Centro de Atenção a Saúde da Mulher Içarense e a Associação Amor e Vida. Todas as entidades envolvidas no combate ao câncer de mama foram reunidas numa mesma sessão alusiva ao Outubro Rosa nesta sexta-feira, dia 24. O evento presenteou também 11 mulheres com flores e um certificado pela vitória.

“Aprendemos que a cura do câncer existe e agradecemos todos os dias a oportunidade de estarmos aqui”, destaca a vereadora Edna Benedet da Silva (PCdoB). “Não procuramos receber nada em troca. A gente quer doar o que tem. Sabemos que quanto mais doamos este carinho, mais retorna para nós”, ressalta uma das voluntárias da Rede Feminina, Andréa Cristina Pavei Soares. “Compartilhando nossas dificuldades, tudo fica mais leve”, indica também a integrante das Amigas do Peito, Lenir Pacheco Galindro.

“O Outubro Rosa iniciou em homenagem as mulheres que venceram ao câncer de mama. Foram pequenas sementes plantadas que resultaram neste movimento mundial”, lembra a coordenadora do Casmi, Maristela Paz Mainert. “Conseguimos fazer com que mulheres fizessem preventivo e mamografia pela primeira vez com o Outubro Rosa. Todos estamos muito empenhados para que a população não tenha câncer. É importante sempre nos unirmos”, descreve o secretário municipal de Saúde, Lauro Nogueira.

“Não é só a mulher que tem que se cuidar. O homem também. O câncer de mama é silencioso e mata. Se descoberto a tempo, tem grande chance de cura. Cada ação contra o câncer ainda é pouco. Não podemos esperar 60 dias para fazer a biópsia. Já reunimos seis mil assinaturas e fizemos este pedido no Ministério da Saúde. Precisamos também do oncologista e da quimioterapia em nossa cidade”, adverte a presidente da Amovi, Vera Lúcia Duarte.

“Essas pessoas se dedicam a prevenção. Por isso Içara agradece”, coloca o presidente do Legislativo, Laudelino Calegari (PMDB). “Se cada um fizer a sua parte, com certeza, conseguiremos fazer as pessoas felizes em nossa volta. A corrente pela prevenção está cada vez mais. Este é um mês para parabenizarmos todos pelo trabalho realizado”, pontua, por vez, o vice-prefeito Sandro Giassi Serafin.

Confira mais 20 imagens
Lucas Lemos
Lucas Lemos
Lucas Lemos