Canal Içara

Canal Içara

29 de fevereiro de 2020 - 04:10
Política » Emancipação do Rincão
Câmara recolocará emancipação em debate
12/01/2011 às 14:07 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Na gestão de Darlan Carpes na Câmara Municipal, polêmicas não faltarão. O início do mandato frente à Câmara Municipal ocorreu com o anúncio de exonerações. E, ainda para 2011, o progressista projeta retomar a discussão sobre a emancipação do Balneário Rincão. "Temos que estar ativos neste processo de transição", considera com preocupação, por exemplo, a captação de água na Lagoa do Faxinal.

Conteúdo relacionado:
Especiais » Confira outras notícias sobre a emancipação do Rincão


Na emancipação do atual distrito içarense, a proposta a ser recolocada em debate inclui uma nova demarcação. Nela, Içara ficaria com acesso ao mar através de Barra Velha. Sobre o assunto, Darlan avalia inclusive que não haveria necessidade de uma consulta popular por meio de um plebiscito.

A ideia é a mesma que foi defendida em 2009 e ainda no mesmo ano teve parecer contrário. Conforme manifestado por representantes do Tribunal Regional Eleitoral numa audiência pública no Rincão em 8 de junho de 2009, existe a necessidade de um novo processo de emancipação para a mudança territorial. Contudo, o Rincão não se enquadraria nas novas regras para a divisão administrativa. Uma possível solução neste caso poderia ser a criação da cidade e possível devolução da área à Içara.
+ Política
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas