logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Candidatos assumem compromissos com pronto-atendimento e ampliação do Hospital São Donato

Dalvania, Arnaldo e Alex tiveram 30min de cada em encontro com conselheiros e diretores do Hospital São Donato

Compartilhar:

O compromisso de mais recursos para o pronto-socorro e também para a construção do Centro de Diagnósticos por Imagem do Hospital São Donato foi assumido pelos candidatos ao Poder Executivo Municipal de Içara nesta quinta-feira, dia 15. A apresentação das demandas foi realizada durante a reunião mensal dos conselheiros da entidade filantrópica com espaços individuais definidos por sorteio prévio. Foram 30min para cada encontro, na ordem, com Dalvania Cardoso (PP), Arnaldo Lodetti Júnior (MDB) e Alex Ferreira Michels (PSD).

Por lei municipal, 50% da arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano de Içara é destinado a manutenção do pronto-atendimento médico do Hospital São Donato. A proposta apresentada aos candidatos é que o repasse seja, a partir de 2021, sobre o valor arrecadado inclusive se for para dívida ativa. Atualmente, o Hospital São Donato realiza em média 4,6 mil atendimentos no pronto-socorro ao mês.

Além do IPTU, o Conselho Deliberativo e Fiscal também apresentaram como pleito a garantia de R$ 1,5 milhão em recurso municipal para a ampliação da estrutura e construção do Centro de Diagnósticos por Imagem. Serão investidos R$ 4,8 milhões neste novo prédio, onde ficarão os equipamentos de Raio-X, ultrassonografia e também o tomógrafo adquirido com recursos do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social da Coooperaliança.

“O hospital está crescendo e precisa do comprometimento dos futuros gestores para novos avanços, indica o presidente do Conselho Deliberativo, Ronaldo Marcílio Caetano. “Temos que olhar para o futuro da entidade e garantir que tenhamos a estrutura que a cidade precisa. Hoje ainda é preciso deslocar pacientes para outras cidades quando há necessidade de alguns exames. Isso mudará muito em breve”, acrescenta o presidente do hospital, Valmor da Silva.

"Precisamos usar a força política para referenciar o hospital e viabilizar financeiramente. Sou parceira", propõe Dalvania Cardoso (PP). "Os projetos apresentados coincidem com o projeto que temos de redução do tempo de resposta aos cidadãos. É um compromisso nosso também", sugere Arnaldo Lodetti Júnior (MDB). "A parceria entre o Município e o Hospital será ampliada cada vez mais para novos serviços. Estaremos sempre à disposição", acrescenta Alex Ferreira Michels (PSD).