logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Chefe do Cartório Eleitoral de Içara recomenda antecipação de biometria aos eleitores ainda não cadastrados

Procedimento havia sido suspenso na pandemia, mas foi retomado em março

Compartilhar:

Suspenso em 2020 devido à pandemia de coronavírus, o cadastramento biométrico dos eleitores foi retomado no país em dezembro do ano passado e, em Santa Catarina, de forma gradual, a fim de permitir as atualizações necessárias nos sistemas e equipamentos. Na Zona Eleitoral de Içara, que engloba também Balneário Rincão, iniciou em 30 de março, mas o movimento é menor do que o esperado.

“A procura vem aumentando, mas ainda está bem abaixo da nossa capacidade de atendimento. Dessa forma, já estávamos pensando em iniciar uma campanha para alertar o eleitorado”, conta Marcos Antônio da Silva Moraes, chefe de Cartório da 79ª Zona Eleitoral.

“Nas eleições de 2022, não foi exigida a biometria para a votação, de modo que votaram eleitores com e sem biometria coletada. Ainda não temos notícia de que será exigida para 2024 (no pleito municipal). Por outro lado, verificamos que a biometria coletada na Justiça Eleitoral pode trazer facilidades para acesso em outros sistemas públicos, como por exemplo o gov.br”, acrescenta.

Ele explica que ainda não foi estabelecida uma data limite para que os eleitores efetivem a coleta biométrica, no entanto, haverá um momento em que a Justiça Eleitoral definirá um prazo para a finalização do cadastramento.

“Sugere-se que os eleitores que ainda não fizeram a coleta biométrica aproveitem o período de calmaria para realizar o procedimento. Para maior comodidade, o atendimento pode ser agendado pela página do TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) na internet”, aponta Marcos.

Atendimento presencial

Os eleitores que preferirem não fazer o agendamento serão atendidos por ordem de chegada. Entretanto, os agendamentos têm prioridade de atendimento. Ao comparecer ao Cartório Eleitoral, é necessário apresentar um documento oficial com foto e comprovante de residência para atualização dos dados cadastrais.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a meta é alcançar, nas Eleições Gerais de 2026, a quase totalidade dos eleitores com cadastro das impressões digitais e fotografia na Justiça Eleitoral. Dados do TSE mostram que em Içara, das 42.432 pessoas aptas a votar, 30.802 já fizeram a biometria, o equivalente a 72,59% do total. Assim, restam 11.630 (27,41%) com o procedimento pendente.