logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Cohab libera recursos para Içara

Compartilhar:

Há 15 dias, os preparativos para a construção de oito casas populares iniciaram na comunidade de Pedreiras. As moradias, orçadas em R$ 48 mil, tiveram o recurso liberado através do projeto Nova Casa, da Companhia de Habitação de Santa Catarina (Cohab/SC).

A assinatura dos contratos para a continuação das obras foi realizada nesta quinta-feira, dia 15, no plenarinho da Câmara de Vereadores de Içara. Ao todo, cerca de 32 pessoas serão beneficiadas. Todas fazem parte do Vida Jovem. De 80 vagas, a meta do presidente da entidade, Antônio da Rosa, é chegar até o final do ano com 100 leitos. Eles estarão disponíveis para moradores de rua e pessoas em reabilitação por dependência química.

Agora, após a doação do dinheiro, a responsabilidade pela execução das obras será da direção do projeto social implantado em Içara. As casas serão compostas por dois quartos, um banheiro, uma sala e uma varanda. “Este contrato é diferente dos outros que costumamos fazer. Os futuros moradores não vão pagar nada, diferentemente dos contratos assinados nesta semana em Araranguá, Sombrio e Rio Fortuna”, explica a presidente da Cohab/SC, Maria Darci.

Enquanto as casas não ficarem prontas, os integrantes do Vida Jovem continuarão dividindo os dormitórios espalhados por cinco residências. Depois de finalizadas as moradias, três dormitórios terão mudanças nas estruturas. Segundo Antônio, “as instalações não estão adequadas”. Somente após as conclusão de pequenas melhorias que a entidade voltará a receber mais pessoas.

“Pelo nosso cronograma, os contratos já deveriam ter sido realizados em dezembro. Mas, com as enchentes em Santa Catarina, desviamos a nossa atenção para o Vale do Itajaí. Além disso, faltavam documentos para a doação do dinheiro para a construção das casas no Vida Jovem”, explica Maria Darci.


UM TETO PARA AS FAMÍLIAS DE IÇARA

Ainda na passagem da presidente da Cohab/SC por Içara, foi anunciado que mais casas devem ser iniciadas em 2009. O foco, segundo Maria, será as famílias atingidas pela chuva do início do mês. O local para as obras já está quase definido. A intenção é levar as moradias para as proximidades do loteamento Antônio Lima. Porém, isto ainda depende da compra do terreno pela Administração Municipal.

Em relação às novas residências, elas seriam destinadas, preferencialmente, para alguns moradores de Esplanada, onde os problemas causados pela enchente se tornaram mais críticos. “Acompanhamos uma família que mora em uma casa cedida por uma olaria. Mas, por causa da água, o chão batido da empresa ficou um lodo. E, as atividades precisaram ser paralisadas”, explica a vice-primeira dama, Ivonete Soares Zanolli, que junto da primeira dama, Marielza Da Luz, continuou, nesta semana, as visitas pelas comunidades de Içara.

Na quarta-feira, dia 14, o trabalho de assistência social foi realizado na comunidade de Barra Velha. Lá, foram cadastradas algumas famílias que devem receber ajuda nos próximos meses. Além disso, foram distribuídos produtos de higiene, água potável e cestas básicas. “As famílias continuam contando com a solidariedade de todos. Os donativos podem ser entregues na Casa da Família, na Rua Ângelo Lodetti”, ressalta Marielza. Ao todo 36 famílias estão sendo atendidas. Sete no bairro Marili, nove em Esplanada e seis no loteamento Jussara.