logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Convenções do fim de semana definem mais dois candidatos ao governo de SC

Homologação de candidaturas às eleições 2022 poderá ser realizada pelos partidos até a próxima sexta-feira

Compartilhar:

Termina na próxima sexta-feira, 5 de agosto, o prazo para que os partidos políticos homologuem suas candidaturas a presidente da República, senadores, governadores, deputados federais e estaduais para as eleições 2022. Em Santa Catarina, diversas siglas já realizaram suas convenções e, até o momento, houve o lançamento de oito candidatos ao Governo do Estado, dois deles definidos neste fim de semana.

PDT

O segundo fim de semana de convenções foi aberto pelo PDT, que reuniu partidários no sábado pela manhã na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis. No encontro, houve a confirmação da saída da Frente Democrática, que reúne partidos de esquerda no Estado.

Os convencionais decidiram apresentar chapa própria ao pleito, tendo como candidato a governador o ex-deputado federal Jorge Boeira, empresário radicado em Criciúma, com o médico Dalmo Claro de Oliveira de vice e Hilda Deola, vereadora em Itajaí, como candidata ao Senado.

Democracia Cristã e Avante

Na tarde de sábado, também na Alesc, foi a vez do Democracia Cristã se reunir e ratificar o apoio à candidatura de Carlos Moisés da Silva (Republicanos) a governador, com o empresário Udo Döhler (MDB) de vice.

O mesmo posicionamento foi definido pelo Avante, em convenção realizada em um hotel de Florianópolis também na tarde de sábado. Os dois partidos lançaram apenas candidaturas para deputado estadual e federal.

PSOL e Rede

Ainda no sábado, a federação partidária formada por PSOL e Rede teve sua convenção na Universidade Federal de Santa Catarina. Inicialmente integrando a Frente Democrática, o PSOL se retirou do movimento, mas decidiu não ter candidato próprio ao Governo do Estado. Em conjunto com a Rede, o partido lançou oficialmente a candidatura de Afrânio Boppré ao Senado.

PCO

Neste domingo, 31, o PCO oficializou o nome do marceneiro Leandro Brugnago, natural de Florianópolis, como seu candidato ao Governo do Estado. Em chapa pura, a sigla indicou Jair Fernandes de Aguiar Ramos como candidato a vice. A convenção também ocorreu na capital do Estado.

Candidatos

Até o momento, foram lançados como candidatos ao Governo de Santa Catarina: Alex Alano (PSTU), Carlos Moisés (Republicanos), Décio Lima (PT), Esperidião Amin (Progressistas), Gean Loureiro (União Brasil), Jorge Boeira (PDT), Leandro Brugnago (PCO) e Odair Tramontin (Novo).

Para o Senado, houve a homologação das candidaturas de Afrânio Boppré (PSOL), Celso Maldaner (MDB), Hilda Deola (PDT), Kennedy Nunes (PTB), Luiz Barboza Neto (Novo), Nazareno Martins ou Rodrigo Coelho (Podemos) e Raimundo Colombo (PSD).

Outras siglas

Entre os partidos que ainda vão realizar suas convenções, a federação composta por PSDB e Cidadania se reunirá nesta quinta-feira, dia 4, em Florianópolis. Já o PROS marcou sua convenção para sexta-feira, 5 de agosto, em Campos Novos. No mesmo dia, ocorrem as convenções do PL e do PSB, ambas em Florianópolis.