logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Décio apresenta propostas

Compartilhar:

Assim como em Criciúma, os eleitores do Balneário Rincão voltarão às urnas no domingo para escolher o prefeito que irá administrar o município nos próximos quatro anos. A partir de 2013, o Rincão se tornou efetivamente município, e o primeiro administrador tem como uma das obrigações realizar o desenvolvimento com políticas públicas que melhorem a qualidade de vida dos moradores e turistas.

O Jornal da Manhã traz a entrevista dos candidatos ao cargo. Por ordem alfabética, o primeiro a apresentar as suas propostas será Décio Góes (PT), junto com o seu candidato a vice, Olírio José Lino (PSD). Com a aproximação do dia da votação, a campanha de Décio e Lino está cada vez mais intensa. Até mesmo porque, na semana passada, o registro de candidatura foi deferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

“Estamos com uma agenda muito intensa, são muitas visitas e reuniões”, coloca Décio. “O resultado do TRE tirou um peso das nossas costas e da nossa militância, as pessoas estão mais receptivas, vêm ao nosso encontro e dizem que estão conosco até o final, o apoio do meu vice foi fundamental, tudo isso nos motivou ainda mais”, relata Décio.

SAÚDE - Para a área da saúde, Décio e Lino, pretendem criar um sistema integrado, que passa pelas unidades básicas de saúde nos bairros, por uma policlínica central e uma Unidade de Atendimento 24 Horas (UPA) e convênios com outras instituições, como a Clínica Nossa Senhora dos Navegantes. Para tudo isso é necessária a informatização. “Vamos também desenvolver políticas públicas com foco na prevenção”, destaca o candidato. A prevenção e o combate ao uso de drogas também estão incluídos nas propostas para a área da saúde. Caso vença a eleição, Décio entrará em contato com o Governo do Estado e disponibilizará um terreno para a construção de um hospital público regional. “O Governo do Estado deve um hospital regional para o Sul”, lembra. Com a elaboração do Plano Diretor, Décio também pretende destinar uma área da cidade para a iniciativa privada construir clínicas relacionadas à área da saúde, como Spas. “Vamos aproveitar o nosso clima, que é recomendado por médicos, queremos transformar o Rincão no lugar da saúde”, completa Décio.

EDUCAÇÃO - Uma das apostas de Décio e Lino para a educação é o período integral da creche até o ensino fundamental. “Os pais trabalham fora, e o mundo de hoje pede uma educação integrada com um período de ensino normal e o outro com atividades como esporte, recreação, música e, dependendo da idade, um curso pré-profissionalizante”, relata Décio. “Quem já criou 7,7 mil vagas em Criciúma até 2004 poderá criar 1,8 mil vagas para englobar os alunos do Rincão”, exemplifica. O candidato do PT relatou também que irá elaborar o projeto para ir em busca da construção de uma creche com capacidade para 300 crianças, compromisso da presidente Dilma Rousseff. Décio aponta que há no município uma carência de cursos profissionalizantes e há, também, a necessidade da alfabetização dos jovens e adultos. O candidato ainda inclui na área do esporte o incentivo à cultura e ao esporte.

SEGURANÇA - A segurança é um problema de todos os municípios brasileiros. No Balneário Rincão, o número de policiais diminuiu consideravelmente no inverno, período em que aumenta a ação dos bandidos. Décio coloca que irá focar na segurança durante o ano todo, cobrando o aumento do contingente. Segundo ele, “a prefeitura será parceira dos órgãos de segurança e também estarei presente no Conseg”. O candidato coloca também que políticas públicas como a educação em tempo integral, de moradias, iluminação pública e de controle ao uso de drogas, são essenciais para o combate à violência.

ECONOMIA E TURISMO - O Balneário Rincão ainda é muito carente em geração de empregos, e a grande maioria da população precisa se deslocar para Içara ou Criciúma para conseguir trabalhar. Décio e Lino apresentam o turismo como carro-chefe da nova economia local. “O desenvolvimento econômico está ligado à geração de empregos, à movimentação econômica dentro do município e para aumentar a arrecadação da administração, para poder investir mais nas políticas públicas”, acrescenta Décio. “O novo momento do desenvolvimento econômico será baseado no turismo o ano inteiro para poder atender às necessidades da população”, coloca o candidato do PT.

Décio explica que, com o turismo, o ano inteiro será gerada uma cadeia produtiva e que o balneário está apto a receber empresas que poderão contribuir sem poluir o meio ambiente. “Vamos ter eventos que vão precisar de camisetas, que serão confeccionadas em malharias, os panfletos de divulgação precisam ser feitos em gráficas e assim por diante”, exemplifica Décio. “O meu sonho é que daqui a uns quatro, cinco anos, o Rincão passe a ser referência em eventos e que pessoas de todos os municípios da região tenham isso como referência”, complementa o candidato do PT. A intenção de Décio é criar dois mil empregos nos próximos quatro anos. “Quando fui prefeito de Criciúma foram criadas 11,5 mil vagas, e sei como criar essas duas mil vagas no Balneário Rincão”. Para os pescadores a intenção é dar condições, principalmente de acesso à praia, principalmente na comunidade de Barra Velha. Também incentivar o consumo do peixe, também relacionando ao aumento do turismo.


Outros destaques da edição do Jornal da Manhã:

» ESPORTES: Paulo Comelli é suspenso por quatro jogos

» SEGURANÇA: Guarda Municipal capacita 35 novos guardas