logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Dez candidaturas ao Governo do Estado já estão registradas

Prazo para realizar o registro visando as eleições de outubro termina nesta segunda-feira

Compartilhar:

Termina nesta segunda-feira, dia 15, o prazo para partidos, federações e coligações registrarem as candidaturas junto à Justiça Eleitoral, visando o pleito de outubro, quando estarão em disputa os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal e estadual. Em Santa Catarina, dez chapas ao Executivo estadual já foram registradas, das quais, quatro contam com representante da Região Carbonífera. As informações estão disponíveis no site divulgacandcontas.tse.jus.br.

PSTU

O professor criciumense Alex Alano é o candidato do PSTU a governador, tendo a também professora Gabriela Santetti como candidata a vice, em chapa pura.

Frente Democrática

Uma reviravolta na Frente Democrática, que reúne partidos de esquerda, deu à região mais uma candidata a vice-governadora. Candidato a governador na composição, o petista Décio Lima escolheu um nome diferente daqueles apontados pela convenção do PSB (Marcilei Vignatti ou Rodrigo Bornholdt), indicando a içarense Bia Vargas como sua candidata a vice. Após diversas conversas entre os partidos ao longo da semana passada, o PSB acabou aceitando a sugestão.

“A Comissão Executiva do PSB-SC se reuniu e após analisar o pedido do candidato a governador, Décio Lima, validou a ata da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) que indicou Beatriz Vargas para concorrer ao cargo de vice-governadora”, manifestou-se o partido por meio de nota. A coligação é composta ainda pelo Solidariedade.

PDT

Outra candidatura a contar com um representante da Região Carbonífera é a do PDT, que em chapa pura registrou o empresário criciumense Jorge Boeira como seu candidato a governador, com o médico Dalmo Claro de Oliveira como candidato a vice.

Novo

O outro representante da região registrado é o empresário criciumense Ricardo Althoff, candidato a vice-governador na chapa pura do Novo, que é encabeçada pelo promotor de Justiça Odair Tramontin.

Santa Catarina em Primeiro Lugar

Também está registrada a chapa da coligação Santa Catarina em Primeiro Lugar, formada por Avante, Republicanos, MDB, PSC, Democracia Cristã, Podemos e Pros. Nessa composição, o governador Carlos Moisés (Republicanos) tentará a reeleição, com o emedebista Udo Döhler de vice.

Experiência para Servir Santa Catarina

Formada pela Federação PSDB/Cidadania, Progressistas e PTB, a coligação Experiência para Servir Santa Catarina registrou o senador Esperidião Amin (PP) como seu candidato a governador, tendo como candidato a vice o ex-senador tucano Dalírio Beber.

Bora Trabalhar

Da mesma forma, a coligação Bora Trabalhar, composta por União Brasil, Patriota e PSD, já registrou sua candidatura, tendo Gean Loureiro como candidato a governador e Eron Giordani de vice, ambos do União Brasil.

PL

Já em chapa pura, o PL registrou a candidatura do senador Jorginho Mello ao Governo do Estado, com a delegada de Polícia Civil Marilisa Boehm de vice.

PCO

Também em chapa pura, o PCO registrou a candidatura do marceneiro Leandro Borges a governador e de Jair Fernandes de Aguiar Ramos a vice.

Pros

No Pros, existe uma disputa judicial em curso, já que foram realizadas duas convenções pelo partido em Santa Catarina. Uma delas homologou o apoio à candidatura de Carlos Moisés à reeleição. A outra apontou o defensor público Ralf Zimmer Júnior como candidato ao Executivo estadual, com a empresária Ana Lucia Meotti de vice, chapa registrada junto à Justiça Eleitoral e que está aguardando julgamento como as demais.