logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Eleição 2020: entrevista com Antônio de Mello

Antônio de Mello é pré-candidato a prefeito em Içara pelo PL

Compartilhar:

Toninho de Mello nasceu em Criciúma, mas sempre residiu em Içara. Aos 57 anos, casado com Valdirene Candido de Mello e pai de dois filhos, Renan e Beatriz, é formado em Licenciatura em Geografia pela Unesc, pós-graduado em Gestão Ambiental e iniciou sua atividade ainda muito jovem na agricultura. Professor na Rede Estadual de Educação, foi gerente de Recursos Humanos na ADR de Criciúma, secretário municipal de Educação do Município de Içara e atualmente exerce o quinto mandato de vereador na Câmara Municipal de Içara.

"O que me motiva a ser pré-candidato a prefeito de Içara é a certeza de que posso contribuir muito para o desenvolvimento da cidade. Conheço cada palmo desse município e a maioria das pessoas residentes, seus problemas e suas angústias. Temos que aproveitar exemplos que deram certo e outros que fracassaram e construir uma linha de pensamento que impulsione o desenvolvimento econômico e social, dentro de um critério de sustentabilidade", indica o pré-candidato a prefeito pelo PL.

Como você se define atualmente quanto pré-candidato e cidadão?
Um cidadão do bem. Homem comum, trabalhador, pai de família que luta diariamente para honrar seus compromissos. Sou de origem humilde, iniciei ainda menino o trabalho na agricultura com minha família onde trabalhei por duas décadas. Apaixonado pela política, entrei na vida pública no ano de 1997, quando me elegi vereador pela primeira vez. Hoje, depois de ser eleito para o quinto mandato no legislativo e atuado como secretário municipal de educação no município por quatro anos, coloco meu nome como pré-candidato a prefeito por Içara, para ser avaliado pela sociedade como uma alternativa para conduzir o município nos próximos quatro anos.

Como avalia o momento político nacional, estadual e municipal?
Hoje temos a nível federal uma situação mais confortável, no que tange a incidência de escândalos de corrupções, não há mais notícias escandalosas de desvios de recursos públicos, entendo que a imprensa tradicional se limita a atacar a pessoa do presidente. No plano estadual, estamos vivendo um momento extremamente ruim, há uma fragilidade do governo que se deve muito a inexperiência politica em fazer uma maioria para colocar seus projetos em prática, deixa muito claro que o novo sem experiência é um jogo de alto risco. No município, a logística e a geografia privilegiada, nos coloca como atrativos de empresas geradoras de emprego e renda, e possibilitaram a realização de várias obras.

Qual o conceito de cidade você idealiza para Içara?
Uma cidade com a marca do desenvolvimento. Içara possui no seu DNA uma vocação para o empreendedorismo. A iniciativa de visionários da nossa terra abriu varias empresas nos mais diversos ramos de atividade. Além disso, a cada dia temos mais pedidos de instalação de novas empresas. Nosso plano rodoviário federal e estadual, nosso relevo pouco acidentado e as obras de infraestrutura que precisam ser realizadas, com a manutenção de uma energia elétrica de qualidade e competitiva, colocarão nossa cidade como o grande polo de desenvolvimento do sul catarinense.

Como você observa Içara atualmente e como enxerga daqui a quatro anos?
Içara figura no mapa político catarinense como uma cidade com potencial de crescimento fantástico. A BR 101 concentrou empresas no ramo de comercializações e serviços. A SC 445 tem em sua extensão grandes grupos econômicos que exploram setor atacadista, descartáveis plásticos, químico e metalúrgico que impulsionam o crescimento da cidade. O Caged, (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), mesmo em meio à pandemia, coloca Içara como o município que mais cresceu em geração de empregos. Precisamos continuar investindo em infraestrutura, qualificação de mão de obra desburocratização e enxugamento da máquina pública e parceria com a iniciativa privada para crescer ainda mais.

Qual o estilo de gestão você considera adequado para Içara?
Uma gestão participativa buscando parcerias entre o setor público e privado, orientados por um conselho formado por representantes da sociedade organizada buscando auxiliar a administração municipal em suas tomadas de decisões. Transformar a Secretaria de desenvolvimento econômico, no carro chefe de desenvolvimento, com um gestor indicado pelo conselho, dotando-a de orçamento próprio e autonomia de gestão de políticas públicas voltadas para a geração de emprego e renda. Desburocratizar e enxugar a máquina pública com o aproveitamento de servidores técnicos de carreira e humanizar o atendimento aproximando o governo e a sociedade.

Quais os cinco principais valores você pretende levar consigo na pré-campanha?
Existem dois valores que considero fundamentais em um ser humano. A gratidão por quem te ajuda e a compaixão por quem precisa. Honestidade de alguém é algo que você identifica pesquisando o padrão de vida, o capital adquirido e a compatibilidade com a sua renda e o seu comportamento na sociedade. Sinceridade, pois o que você não pode fazer deve falar as claras para que a pessoa entenda o porquê você não pode. Ética, para definir o limite entre o usa da vontade e da razão. Humildade, reconhecendo as falhas e dificuldades, reconhecendo as limitações. Educação é o princípio básico do relacionamento humano.

Quais os critérios necessários para que outros partidos e pessoas também estejam junto com você no projeto eleitoral?
Compatibilidade entre as propostas que temos para ser apresentada a sociedade. Afinidade de objetivos, onde possamos mesclar ideais e princípios entre os participantes de uma futura coligação. Um histórico de respeito em projetos passados e acima de tudo a demonstração de amor e interesse em fazer o melhor para a cidade.

Neste momento, qual a mensagem você gostaria de deixar aos eleitores?
Estamos chegando a mais um momento de eleições municipais. Não basta apenas criticar, precisamos escolher a melhor opção entre os que estão colocados para a disputa eleitoral. Analise a vida pregressa de cada pré-candidato. Busque informações de onde eles trabalharam. Faça uma análise criteriosa e vote naquele que mais se identifica com você, essa é a melhor forma de não errar. Coloco-me como uma opção de pré-candidato para aqueles que ainda não se decidiram. Busque pessoas com experiência, capacidade e um histórico de vida onde você possa espelhar e decidir pela pessoa que vai lhe representar pelos próximos quatro anos.

As perguntas que compõem a entrevista realizada pelo Canal Içara foram encaminhadas a todos os pré-candidatos de conhecimento do portal. As respostas ficaram limitadas a aproximadamente 700 caracteres, a publicação ocorreu por ordem alfabética pelo nome, ambas no mesmo horário, além disso, a imagem vinculada também foi uma escolha de cada participante.