logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Eleição 2020: entrevista com Joelson Manoel Cardoso

Joelson Manoel Cardoso é pré-candidato a prefeito em Içara pelo PDT

Compartilhar:

Joelson Manoel Cardoso, o Cardial, é natural do bairro Mineração, em Içara, tem residência cidade desde que casou, há 34 anos, além da empresa Cardial Eventos, que fundou há 26 anos e está instalada no bairro Barracão, levando o nome de Içara para o Brasil montando estruturas. Aos 58 anos de idade, nunca ocupou cargo público e, em 2020, está agora entre os nomes para a eleição municipal pelo PDT. “Não posso me omitir em dar a minha contribuição a Içara, principalmente, neste momento em que o Brasil precisa dos bons políticos para ser reerguer com princípios e valores, colocando os interesses coletivos acima das vontades pessoais”, indica.

Como você se define atualmente quanto pré-candidato e cidadão?
A minha pré-candidatura a prefeito de Içara pelo PDT nasceu de um convite feito pelo deputado estadual Rodrigo Minotto. Não é imposição de ordem pessoal, mas pelo chamamento que tenho recebido de lideranças e da sociedade. Sou um empresário lutando para não demitir nenhum funcionário durante esta crise mundial, criando soluções inovadoras e valorizando ainda mais cada colaborador. Sou patriota, me orgulho do meu País, do meu Estado e da minha querida Içara. Por isso não posso me omitir em dar a minha contribuição, principalmente, neste momento em que o Brasil precisa dos bons políticos para ser reerguer com princípios e valores, colocando os interesses coletivos acima das vontades pessoais.

Como avalia o momento político nacional, estadual e municipal?
Estamos passando por um momento delicado, precisando rapidamente tomar as melhores decisões para retomar o crescimento. Infelizmente o que vimos nas esferas federal, estadual e municipal é uma crise de vaidade, de moral e de civismo. A prioridade está no projeto político e não no bem estar do cidadão.

Qual o conceito de cidade você idealiza para Içara?
Visualizo, trabalho e sonho com uma Içara mais tecnológica e inovadora. A cidade precisa ser um pólo tecnológico, atraindo investimentos, buscando “startups”. Levar para as nossas escolas os programas de lógica, robótica e inglês. Capacitar nossos professores para identificar e direcionar os alunos que já nascem com vocação tecnológica. Com estes programas, estaremos qualificando os jovens do município e do entorno, sem dúvida atraindo muitas empresas que precisam desta mão de obra qualificada. Com a posição geográfica que Içara tem, pode se tornar o maior e mais qualificado polo industrial do Sul do Estado.

Como você observa Içara atualmente e como enxerga daqui a quatro anos?
Não podemos negar o crescimento gradativo do município nos últimos anos, fruto do trabalho das gestões municipais, e, prioritariamente, pela vocação do içarense e de quem aqui vive. Mas a evolução tecnológica do mundo está cada vez mais exigente. Investir em educação e formação é o caminho para projetarmos o município não somente por quatro anos, mas num plano de desenvolvimento econômico e social para duas, três décadas.

Qual o estilo de gestão você considera adequado para Içara?
Como empresário que sou, penso numa gestão enxuta e participativa. Onde cada “servidor” saiba conjugar com satisfação o verbo SERVIR. A valorização do servidor público precisa estar aliada a capacidade de bem atender e resolver os problemas da população.

Quais os cinco principais valores você pretende levar consigo na pré-campanha?
Sem dúvida nenhuma: Fé em Deus, Família, Humildade, Sabedoria e Gratidão.

Quais os critérios necessários para que outros partidos e pessoas também estejam junto com você no projeto eleitoral?
Acreditar e praticar os mesmos valores que nos propusemos a apresentar como proposta alternativa para Içara. Uma construção democrática, com propósito de discutir um projeto para a cidade, e não para partidos ou pessoas.

Neste momento, qual a mensagem você gostaria de deixar aos eleitores?
Tenho disposição para debater os problemas de Içara e junto buscar a melhor forma de contribuir com o nosso município. Infelizmente estamos vivendo um momento de pandemia, e cuidar das pessoas neste momento é a principal e única prioridade. Acredito muito numa frase que diz assim: “Para capinar seu quintal escolha pessoas que por ser tão ocupadas, não teriam tempo pra isso”. Içara não pode mais perder tempo com disputas políticas. É hora de unir a cidade em torno de um projeto que vise, exclusivamente, melhorar a vida das pessoas.

As perguntas que compõem a entrevista realizada pelo Canal Içara foram encaminhadas a todos os pré-candidatos de conhecimento do portal. As respostas ficaram limitadas a aproximadamente 700 caracteres, a publicação ocorreu por ordem alfabética pelo nome, ambas no mesmo horário, além disso, a imagem vinculada também foi uma escolha de cada participante.