logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Eleições 2020: Observatório Social chama atenção para conscientização de candidatos e eleitores

Confira a entrevista com o presidente do Observatório Social do Brasil de Içara

Compartilhar:

O Observatório Social do Brasil em Içara completa três anos de atividade em 2020 e passará pela primeira transição de governo municipal. Conforme o presidente, Cleber Manoel da Silva Marques, o momento será de conscientização dos candidatos, para que conheçam o trabalho realizado pela entidade, e também dos eleitores, neste caso, pelo voto consciente.

“Foram três anos de muito aprendizado e consideráveis conquistas. Podemos destacar a retirada da taxa administrativa cobrada nos boletos de impostos municipais, impactando todos os contribuintes do município. Resultados significativos foram obtidos também em obras públicas. Enfim, a atuação dos observatórios vem sendo reconhecida pelo Brasil afora e em Içara não podia ser diferente”, resume sobre o trabalho até agora.

“Naturalmente à medida que o Observatório vai desempenhando seu papel, novas demandas vão surgindo e com isso a necessidade de novos voluntários e parceiros. Por isso tínhamos um trabalho de expansão muito forte para 2020, que, devido a pandemia, foi adiado. Mas um dos aprendizados foi que, não se resolve tudo da noite para o dia, o resultado é fruto da persistência”, acrescenta Cleber.

Anualmente o OSBI divulga um relatório de atividades. Com a eleição este ano haverá alguma alteração?
Seguimos a programação normalmente. A única alteração será quanto ao evento que, devido a pandemia, será realizado no formato digital evitando assim aglomerações. O evento ainda não tem data nem plataforma definida, mas deverá ocorrer entre a segunda ou terceira semana de setembro.

O OSBI pretende desenvolver alguma abordagem aos candidatos neste ano?
A partir da oficialização dos candidatos pretendemos sim nos reunirmos com os candidatos ao Poder Executivo para apresentar o programa de atuação do observatório e saber da adesão dos candidatos. Com relação aos vereadores ainda não sabemos como será esta conversa devido ao número provavelmente elevado de candidatos.

Quanto aos eleitores, haverá alguma campanha de conscientização sobre a importância do voto?
Sim, estamos trabalhando no desenvolvimento de uma campanha abordando crimes eleitorais. A campanha será divulgada nas redes sociais a partir da segunda quinzena de setembro até as eleições, visando conscientizar o cidadão quanto aos crimes eleitorais de forma que o mesmo possa reconhecer e até mesmo evitar envolvimento por desconhecimento. É muito importante que o cidadão compreenda que a conduta do candidato em período eleitoral muito provavelmente se repetirá caso eleito.

Como presidente do OSBI, qual a mensagem que você deixa para a cidade?
Participei do programa de desenvolvimento de Içara, promovido pela Amrec e que está em andamento e pude perceber um grande potencial de desenvolvimento econômico para Içara, mas para isso dependemos de políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento sem perder a atenção aos impactos, proporcionando assim um crescimento equilibrado. O futuro de Içara pode ser promissor, mas para isso o cidadão precisa se envolver de alguma forma e a primeira oportunidade é agora com o voto consciente. Tire um tempo para conhecer os candidatos e suas propostas. Já é um grande começo, mas não é tudo, o OS é um meio muito prático de tornar esforços em resultados, por atuar dentro de uma metodologia já comprovada e de fácil acesso, venha conhecer e, se não for no OS, que seja por outros meios. O importante é o envolvimento do maior número de pessoas possíveis, assim pequenos esforços resultarão em grandes resultados.