logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Eleições 2022: filas marcaram primeiro turno

Tempo de espera chegou a 3h em alguns locais de votação em Içara

Compartilhar:

Os eleitores tiveram que ter paciência para a participação no primeiro turno das eleições neste domingo, dia 2. Em Içara, o tempo de espera nas filas chegou a 3h e o reflexo disso foi sentido também na finalização das urnas. A última delas teve a computação dos votos concluída às 20h em Santa Cruz.

“Tivemos, como o Brasil todo, problemas relativos às filas, ao que tudo indica, em razão da biometria, lembrando que a Justiça Eleitoral aproveitou o banco de dados de outros órgãos e muitas pessoas não tiveram a biometria reconhecida”, ressalta o juiz eleitoral, Fernando Dal Bó Martins. A demora também é atribuída ao número de cargos em votação: cinco.

Outra hipótese que chegou a ser cogitada para o prolongamento da votação foi a redução da abstenção. Entretanto, isto não se confirmou. No primeiro turno, 8.204 içarenses não foram as urnas (19,44%). Entretanto, nas eleições gerais anteriores, em 2018, haviam faltado 6.713 eleitores na cidade (14,22%).

Juiz indica tranquilidade nas eleições

Ao longo de todo o domingo, duas denúncias de boca de urna chegaram a ser feitas. Contudo, nenhuma delas foi confirmada. “Tivemos algumas denúncias de suposta propaganda de urna, comparecemos ao local e não foi possível flagrar", resume o juiz eleitoral, Fernando Dal Bó Martins. Uma das ações de fiscalização foi no pátio da Escola Maria Arlete Bitencourt Lodetti e outra no entorno do mesmo local de votação, no bairro Raichaski.