logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Em 1980 era aprovado o manifesto do PT

Compartilhar:

Representantes de 18 estados aprovaram em 10 de fevereiro de 1980 em São Paulo o texto definitivo de fundação do Partido dos Trabalhadores, o PT, que acompanharia o pedido de registro que viria a ocorrer no dia 15 de abril. Segundo o Manifesto, a sigla nascia da necessidade de intervir na vida social e politica do pais, além da vontade política de independência dos trabalhadores já cansados de servir de massa de manobra.

Entre os vários signatários do manifesto figuraram intelectuais como Mário Pedrosa, Helio Pelegrino e Sergio Buarque de Holanda, além do líder estudantil José Dirceu. Assinaram ainda os presidentes dos Sindicatos de Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, Luiz Inácio da Silva, dos Jornalistas de São Paulo, David de Moraes, e de diversos outros sindicatos.

Embora considerasse que o lançamento do Partido dos trabalhadores há exatos 35 anos fosse o mais democrático entre todos os lançamentos de partidos, o deputado federal Edson Khair, do Rio de Janeiro, lamentou que a maioria dos presentes ao ato não fossem trabalhadores e sim, estudantes, intelectuais, políticos profissionais e representantes de movimentos populares.