logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Entenda o quociente eleitoral

Compartilhar:

A conta é cheia de variáveis, mas nem por isso é difícil de ser realizada. O Canal Içara apresenta um exemplo simplificado para quem pretende fazer previsões sobre os legisladores de Içara nos próximos quatro anos. O ponto de partida é a quantidade de eleitores. São 36208 volantes na cidade.

No entanto, a matemática necessária desconsidera os sufrágios brancos, nulos ou abstênções. Nos últimos dois pleitos, a quantidade de votos válidos variou de 86,1% a 87,4%. Se utilizados estes índices, a oscilação em 2012 ficará entre 31175 e 31645 votos. O Canal Içara optou por uma média para esmiuçar a conta: 31410.

Agora basta dividir com o número de cadeiras na Câmara Municipal. Em Içara, serão 11. Ou seja 31410/11 = 2855. Este é o quociente eleitoral que vai determinar a distribuição das vagas conforme as coligações. Mas a conta ainda continua. A cidade tem quatro alianças proporcionais e os votos somados por cada uma delas será dividido pelo quociente para marcar a quantidade de vereadores eleitos. Para uma coligação com 10 mil votos, por exemplo, o resultado será 3,5. Neste caso, terá três eleitos.

Para as sobras resta outro cálculo. É preciso pegar a quantidade de vagas de cada coligação, somar mais um e usar o resultado como divisor dos votos da aliança partidária. Ou seja, para a coligação com 10 mil votos que colocou três vereadores na primeira conta, agora é preciso fazer a média de 10000/3+1. Esta mesma conta deve ser realizada para a ocupação de cada sobra sempre com a consideração da quantidade de vereadores eleitos com a soma de mais um.