Política | 16/12/2025 | 14:38
Entrevista: “Essa filiação representa um recomeço”, avalia Arnaldo Lodetti Junior
Filiação foi abonada pelo senador Esperidião Amin nesta segunda-feira, dia 15
Redação
Compartilhar:
Arnaldo Lodetti Júnior tem 66 anos. É técnico em contabilidade, já foi tesoureiro, secretário de Finanças, Obras e Planejamento da Prefeitura Municipal de Içara. Também já ocupou a gerência da Cooperaliança e Cermoful. Conhecido como um habilidoso articulador político, coordenou campanhas ao Executivo e Legislativo Municipal e também à disputa parlamentar catarinense. E essa experiência que o tornou uma das referências regionais.
No currículom Arnaldo adicionou a estreia nas urnas pelo MDB em 2020, quando obteve 7.659 (25,58%) dos votos válidos em coligação majoritária com o PSDB. Após cinco anos, ele volta ao cenário, agora, pelo Progressistas. A ficha de filiação de retorno ao PP foi abonada pelo senador Esperidião Amin em encontro na capital catarinense nesta segunda-feira, dia 15.
“Essa filiação representa um recomeço”, indica ao Portal Canal Içara. Em entrevista, Arnaldo falou também dos cenários que observa na política e da possibilidade de contribuir futuramente com o PP içarense após o desafio que elencou como prioridade: a candidatura de Irani Alberton Junior para a Assembleia Legislativa. Confira na íntegra:
Você é popularmente conhecido como um dos maiores articuladores políticos da cidade. Na última eleição, deixou o bastidor para disputar uma eleição. Agora, qual o seu momento político?
No momento a missão é na organização da pré-candidatura do pré-candidato a deputado estadual o atual presidente do Progressista de Criciúma Dr. Irani Alberton Júnior, uma pré-candidatura com forte apelo popular e com apoio de alguns setores da sociedade. Temos um ótimo nome e com grandes expectativas de eleição, nossa região precisa ter mais deputados estaduais e o Dr. Irani pode contribuir muito com a região e o fortalecimento do Partido Progressista na Amrec.
Quais os desafios você vê no cenário político de Içara e da região atualmente? Esse cenário corresponde a tendências nacionais?
O grande desafio em minha opinião da politica nacional, estadual e municipal é que precisamos se voltar a valorizar as pessoas de maneira em geral, fazendo politica para NÓS e não para o EU, politica é coletivo. Sempre fiz dessa forma sempre que liderei os processos que participei. Precisamos voltar a valorizar o partido e a base ajudar na tomada de decisão.
O que o reingresso ao PP representa para você? E o que representa para o PP?
Essa filiação representa um recomeço, mas o recomeço com grandes experiências vividas e voltar ao cenário com a missão de colaborar com uma pré-candidatura a deputado estadual como a do Dr. Irani Alberton. Isso me enche de orgulho e disposição. Ao partido municipal, acredito que eu possa contribuir com seu desenvolvimento em um futuro próximo.
Qual o compromisso você assumiu com o partido? O que está projetado para os próximos anos?
Meu compromisso com o partido estadual e regional é na coordenação da pré-candidatura do Dr. Irani e auxiliar ele no desempenho de coordenador regional até outubro de 2026. Depois disso vamos esperar e se posicionar referente ao futuro. No momento, esse é o plano A, B e C.


.png)
.jpg)

.png)














.png)



.png)




















