logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

HSD estenderá funcionamento de UTI e Maternidade até 1 de maio

Ato em defesa da manutenção de serviços foi realizado na Câmara Municipal

Compartilhar:

O ato em defesa da manutenção da Unidade de Terapia Intensiva e Maternidade do Hospital São Donato lotou o plenário da Câmara Municipal de Içara na noite desta quinta-feira, dia 30. Lideranças políticas da Região Carbonífera e de Laguna estiveram presentes e os deputados José Milton Scheffer (PP) e Tiago Zilli (MDB) se comprometeram em reunir a bancada do sul para agendar uma reunião com a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, em busca de uma solução ao problema. A mobilização também se estendeu para os hospitais de Laguna e Imbituba, que da mesma forma estão enfrentando a falta de recursos.

O governo do Estado não renovou os contratos com os hospitais e por conta disso as instituições estão sem receber desde janeiro. Caso não seja resolvido o impasse a região pode deixar de possuir 40 leitos de UTI, somando as três unidades hospitalares. Poderá também ficar sem maternidade do São Donato, onde são realizados por mês uma média de 80 atendimentos. “O governo está preocupado com as filas de alta complexidade, mas pode acabar fechando 40 leitos de UTI na região, ficando também sem leitos de retaguarda. Era para estarmos discutindo sobre novos investimentos, não esse tipo de problema que vai retroceder os trabalhos”, avalia o diretor administrativo do Hospital São Donato, Júlio Cesar De Lucca.

“A secretária falou que ia encontrar uma solução, mais até o momento não fomos informados de nada. Do jeito que está vamos fechar esses serviços a partir do dia 1 de maio, caso não haja reavaliação a respeito desses convênios para custeio”, completa. “Com o momento do hospital, sua ampliação e novos atendimentos que serão realizados, não podemos deixar retroceder, pois a entidade hospitalar serve não apenas Içara mais toda a região”, completa a prefeita Dalvania Cardoso (PP). “Conseguimos reunir muitas lideranças da região. Vamos aguardar o encontro dos deputados com a Secretária de Saúde, e continuaremos mobilizados e atentos com os desdobramentos referentes aos serviços hospitalares”, frisa o presidente da Câmara Municipal de Içara, Max Luiz (PL).