logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Içara ganha 55 eleitores em fevereiro

Ao longo do mês, houve acréscimo em sete faixas etárias do eleitorado e redução em quatro, totalizando 40.978 cadastros no município

Compartilhar:

Os dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que Içara fechou fevereiro com 40.978 eleitores cadastrados, contra os 40.923 inscritos até janeiro. O aumento de 55 eleitores representa um acréscimo de 0,13% de um mês para o outro e a tendência é a variação continuar até 4 de maio, quando o Cadastro Eleitoral será fechado para as eleições deste ano.

Ao longo do mês, houve acréscimo em sete faixas etárias do eleitorado e redução em quatro. Em números absolutos, o maior aumento – 38 – foi registrado entre eleitores de 18 a 20 anos de idade, seguido pela faixa etária entre 35 a 44 anos, com mais 35 eleitores cadastrados.

Proporcionalmente, a maior variação ocorreu entre os eleitores que ainda não completaram 16 anos: de três em janeiro, passaram para sete no mês seguinte, um aumento equivalente a 133,33%. Entre os com 16 anos de idade, o crescimento foi de 39,29% e, com 17 anos, de 12,28%. Esse público já pode votar, mas o voto é facultativo.

O grupo que apresentou a maior diminuição no período – foram 20 a menos – concentra eleitores na faixa etária de 45 a 49 anos. A faixa acima de 79 anos, para quem o voto também não é obrigatório, registrou redução de 19 eleitores.

Conforme o calendário eleitoral, até 4 de maio ainda podem ser solicitados pelo eleitor o alistamento, ou seja, o primeiro título, a revisão (atualização cadastral) ou a transferência do título, em caso de troca de domicílio eleitoral.