Canal Içara

Canal Içara

14 de dezembro de 2018 - 17:24
Política » Eleições 2018
Içara terá eleição híbrida com identificação biométrica
11/09/2018 às 10:11 | Redação | com a colaboração de Jennifer Hartmann, do TRE-SC
Lucas Lemos [Canal Içara]
Ao todo, 233 municípios catarinenses terão eleições híbridas, ou seja, a habilitação do eleitor para votar na urna eletrônica poderá ser tanto pela identificação biométrica quanto pelo processo tradicional de identificação. Além das 62 cidades que já passaram pela revisão do eleitorado com identificação biométrica obrigatória, todos os outros municípios já vinham realizando o cadastramento biométrico ordinário, por exemplo, Içara. É nessas cidades que a votação será híbrida.

"Os mesários recebem o caderno de votação para identificação dos eleitores já com a informação de biometria ou não. O eleitor que possui a biometria tem a foto no caderno de votação. Então, o mesário já consegue identificar a diferença. De qualquer forma, a urna também reconhece se esse eleitor já tem a biometria cadastrada. No momento da identificação do cidadão aparece uma solicitação para colocação do dedo para reconhecimento”, explica a coordenadora de eleições, Patrícia Sardá.

Nos municípios em que a eleição é híbrida, no total, são 1.056.498 eleitores cadastrados biometricamente. Já nas cidades em que as eleições são 100% por meio de identificação biométrica, os eleitores somam 2.159.866. O eleitor que vota via processo biométrico pode escolher no dia do pleito se prefere levar apenas um documento de identificação com foto ou se prefere baixar o e-Título, aplicativo da Justiça Eleitoral disponível para download para aparelhos com sistema Android e IOS, que pode ser utilizado como documento para votação.
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas