logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Içara termina o ano com 42.211 eleitores cadastrados

Quantitativo de dezembro representa acréscimo de 22 eleitores em relação ao mês anterior

Compartilhar:

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou as informações sobre o número de eleitores cadastrados no Brasil até dezembro e os dados mostram que Içara fechou o ano de 2022 com 42.211 eleitores, acréscimo de 22 em relação ao mês anterior. Apesar do aumento, o quantitativo ainda fica abaixo da totalização de outubro, quando 42.243 içarenses estavam aptos a votar.

Na passagem de novembro para dezembro, houve movimentação em todas as dez faixas etárias classificadas pelo TSE. Em sete, a variação foi positiva, com destaque para o grupo de 60 a 69 anos de idade, que ganhou 28 eleitores no mês. Por outro lado, entre as três faixas que apresentaram redução, o grupo de 18 a 20 anos registrou perda de 27 eleitores no período.

Com acréscimo de 20 eleitores, a faixa etária entre 45 e 59 anos chegou a 10.766 e segue concentrando a maior fatia do eleitorado. Na soma dos eleitores com 16 e 17 anos de idade (105 e 205, respectivamente), são 310 içarenses, representando o menor contingente no município. As mulheres continuam sendo a maioria do eleitorado em Içara, com 21.772, o equivalente a 51,58% do total, diante de 20.439 homens (48,42%).

Prazo

Termina na segunda-feira, dia 9, o prazo para a apresentação da justificativa à Justiça Eleitoral para quem não votou no segundo turno das eleições de 2022, ocorrido em 30 de outubro, e não justificou a ausência no dia da votação.

O procedimento deve ser feito, de preferência, via Sistema Justifica ou pelo aplicativo e-Título, disponível para download no Google Play e Apple Store. No formulário, é preciso anexar foto do documento de identificação e do comprovante da impossibilidade de comparecer às urnas (atestado de saúde, bilhete de passagem ou qualquer outro documento ou declaração).

A análise do pedido é feita pela autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título. Se a justificativa for aceita, haverá o registro no histórico do título eleitoral. Caso contrário, a pessoa deverá pagar uma multa.