logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Ideli Salvatti apresenta PAC em Içara

Compartilhar:

A senadora Ideli Salvatti (PT), líder do Governo no Senado Federal, esteve presente no auditório da Cooperaliança, dia 23, para entrevista coletiva acompanhada do deputado estadual Décio Góes e ex-candidato a prefeito pelo partido e presidente do Sindcomb, Quintino Pavei, além do candidato da chapa de situação à Cooperaliança, Pedro Denízio Gabriel (PP). Pouco antes, a senadora esteve em reunião na comunidade de Vila Nova, onde declarou apoio ao progressista. Presentes também na reunião, estavam a secretaria de Educação do município, Teresinha Valvassori, a vereadora Iara Amândio Martinez e a presidente do PT no município, Maria Canever.

O assunto da entrevista foi o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. O PAC foi apresentado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva numa tentativa de estimular o crescimento e o desenvolvimento econômico do país. “A última vez que o Brasil teve um programa de crescimento de fato foi durante a ditadura militar. Depois disso o país ficou estagnado e a mercê do mercado financeiro”, iniciou a senadora. Além da desoneração tributária e da liberação de crédito, estão incluídos no PAC, medidas de recuperação fiscal, marcos regulatórios na área ambiental, sobretudo no saneamento. Todas as medidas são destinadas a promover garantias aos investidores nacionais e estrangeiros. “Será a primeira vez que o funcionalismo receberá aumento real, acima da inflação”, observa. São mais de R$ 500 milhões de reais em investimentos, provenientes da administração direta, das empresas estatais e das parcerias público-privadas.

Segundo a senadora, todas as obras de infraestrutura apresentadas no PAC possuem a finalidade de acelerar o crescimento dos estados e integrar o Brasil na América do Sul. Constam no programa, o encerramento da duplicação da BR-101. Santa Catarina é contemplada também com a duplicação das BRs 280, 282 e 470. Todas são corredores para os principais portos do Estado, localizados em Itajaí e São Francisco do Sul e facilitam as exportações. A BR-282 será, inclusive, a primeira rodovia transnacional, conectando Santa Catarina ao Chile, fato que é inédito no Brasil.

Entraram na relação de obras catarinense a ampliação dos dois portos e os dois contornos ferroviários da região norte do Estado. Deve entrar no PAC também a criação da ferrovia litorânea entre Imbituba, Itajaí e São Francisco do Sul. Na região sul do Estado, o Governo Federal irá investir na construção da barragem de Salto Pilão, destinada ao abastecimento de água para a rizicultura. “Não há contingenciamento no orçamento do PAC para as obras de Santa Catarina. Executou a obra, recebeu. Haverá monitoramento permanente”, afirmou Ideli. “Em março sairá o cronograma das obras para que a população. O PAC não é tudo que o Governo Federal irá fazer. É tudo que será realizado de forma prioritária. As obras que já estão em andamento terão sua continuidade”, conclui.


ENERGIA

Questionada quanto ao aumento da energia elétrica, Ideli afirmou que “o aumento da Aneel é abusivo. A agência tem exatamente a função contrária: deve cuidar para que não existam aumentos fora da realidade. Em Içara, o que ocorre é exatamente o oposto: a empresa é que recorreu diante de uma determinação abusiva”. De acordo com a líder do Governo, a atual administração da Cooperaliança agiu corretamente quando não repassou o aumento ainda neste mês aos associados e optou por aguardar os resultados das tratativas com a agência. “Em concordância com informações que me foram passadas, quem está exercendo pressão contra a Aneel para que reajuste as tarifas é a Celesc”, alfinetou.


INVESTIMENTOS EM SANTA CATARINA

- Continuação da duplicação da BR-101
- Duplicação das BRs 280, 282 e 470
- Ampliação e modernização dos portos
- Ampliação da malha ferroviária
- Construção da Barragem do Rio do Salto
- Ampliação dos aeroportos