logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Instalação é analisada por comissão

Compartilhar:

A instalação do Balneário Rincão vai ocorrer oficialmente apenas em janeiro de 2013. Mas a comissão que lutou pela emancipação já trabalha na organização e discute detalhes do que pode ou não ser feito neste período que é considerado por eles preparatório. Uma reunião realizada na sede do Rincão Praia Clube, na noite de quinta-feira, dia 29, serviu para falar do que precisa ser feito neste momento.

O número de procedimentos exigidos pela lei não é pequeno e para dar conta do recado reuniões quinzenais serão realizadas para efetivar todas as ações que devem ser efetuadas para contemplar a chegada da nova cidade. Orçamento e estrutura administrativa fazem parte do planejamento estratégico levantado pelo grupo. Entre os fatos determinados no encontro, a organização da contabilidade paralela é fato que já deve sair do papel para ser exposta nas próximas reuniões.

A contratação de um técnico que já tenha acompanhado instalações de outros municípios também faz parte da lista de ações que devem ser executadas. “A emancipação é o principal fato do Rincão neste momento. É a nossa história acontecendo”, disse o presidente da comissão, Jairo Custódio.

No debate, que contou com a participação da comissão de emancipação, secretários de Finanças e Administração, além de advogados indicados pela Procuradoria do Município de Içara, dúvidas e possíveis soluções foram abordadas. “Nosso empenho para que a instalação seja feita de forma produtiva e organizada é para que no futuro possamos ter orgulho do nosso trabalho, para que o Rincão inicie bem preparado”, concluiu o vice-presidente da comissão, Naelti Vianna.

O subprefeito Jurê Bortolon se mostra preocupado com a gestão do primeiro prefeito eleito. Lucros e prejuízos também foram discutidos. “Nós temos um Rincão que vai começar junto com o início da temporada de verão”, disse ele. Dados apresentam que o Rincão detém quase 50% da arrecadação de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Içara e as Leis que regem o município mãe devem ser respeitadas até a instalação do novo município.

O coordenador do Procon, Giovani Martins, destaca que lideranças dos municípios recém criados como Balneário Gaivota e Arroio do Silva foram consultadas para que a comissão aqui possa conhecer melhor o processo de instalação. “Soubemos que lá os recursos eram transferidos de dois em dois meses para o caixa dos novos municípios e a coleta de lixo foi efetuada com ajuda de cidades vizinhas”, comentou.