logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Maio Furta-cor é aprovado no Legislativo de Içara

Mês será de incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna

Compartilhar:

Dedicado às ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna, o Maio Furta-cor deve ser instituído e integrado ao Calendário Oficial de Içara. O projeto de lei PL 17/2023, de autoria da vereadora Carla Vieira de Souza (MDB), foi aprovado em votação final nesta segunda-feira, dia 17. Agora a matéria segue para sanção do Poder Executivo Municipal.

De acordo com o texto, as ações poderão ser desenvolvidas através de reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários, distribuição de material informativo impresso e digital, rodas de conversas, atividades em unidades de saúde e atendimento às mães, marchas, entre outras atividades, sendo essas todas gratuitas. Segundo a vereadora Carla, a finalidade é conscientizar e sensibilizar a população para a causa, cujo mês escolhido, maio, é devido à celebração nacional do Dia das Mães e a cor em virtude da sua tonalidade que altera de acordo com a luz que recebe não havendo uma cor absoluta para aquele que lança o olhar.

“Estima-se que uma em cada quatro mulheres sofram de depressão pós-parto, apesar do forte estigma social em torno de temas ligados à saúde mental, há um alarmante aumento nos casos de depressão, ansiedade e infelizmente até suicídio entre as mães”, indica. A voluntária na campanha pela saúde mental materna, Juliana Fresse, defende ainda a qualificação “para que obstetra ou pediatra nas suas consultas de rotina também estejam atentos nessa questão, identificando os fatores de risco e já realizando os encaminhamentos e não agravando um caso que poderia ser solucionado na raiz”.