logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Manifesto reúne cerca de 400 pessoas

Compartilhar:

O manifesto do Movimento Içarense Pela Vida (MIV) realizado na tarde de ontem, 25, no Centro de Içara, reuniu mais de 400 pessoas. O segundo tratoraço deste ano fechou o comércio, e agitou as principais ruas do Centro da Cidade.

A manifestação com os mais de 70 tratores utilizados pelos agricultores foi uma forma de repúdio aos vereadores. No último dia 18, um requerimento para a votação de uma lei foi rejeitado. A intenção do MIV é criar um grupo que fiscalize a atividade mineradora em Içara. Porém, dentro do movimento, os mais radicais já se disseram totalmente contra a vinda da empresa Rio Deserto para a cidade.

Após o fechamento do comércio, os funcionários das empresas e os integrantes do movimento se reuniram em frente da Igreja Matriz. Por mais de uma hora, fizeram depoimentos ambientalistas e se disseram preocupados com o futuro das lagoas içarenses.

Em relação ao tratoraço, a mobilização iniciou próxima da Praça da Juventude. Juntos, os agricultores e alguns líderes comunitários passaram em frente ao Fórum de Içara, a Câmara de Vereadores e paralisaram a Rua Marcos Rovaris. Entre um trator e outro, algumas das faixas lembraram os políticos que votaram contra a mudança na lei. Os nomes divulgados não eram somente da legislatura atual. Os vereadores que estavam na Câmara até 2004 também foram mencionados. “Por culpa de vocês, ainda temos que lutar”, criticaram os agricultores.