logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Manoel Dias coloca cargo à disposição

Compartilhar:

Responsável pela pasta do Trabalho e Emprego desde março do ano passado, Manoel Dias (PDT) colocará o cargo à disposição na próxima terça-feira, quando formalizará a decisão em ofício à presidente Dilma Rousseff (PT). Segundo o içarense, o gesto será seguido por outros ministros, dando liberdade à petista para compor o ministério do próximo governo.

“Os ministros combinaram de colocar seus cargos à disposição, para não criar constrangimentos à presidente, e ela decidirá quem deve sair ou ficar. É importante dizer que o PDT se reuniu e vai apoiá-la, não condicionando esse apoio a cargos”, afirmou. Segundo ele, o partido ainda não discutiu quem assumirá a função caso continue com a pasta.

Durante o período em que esteve à frente do ministério Manoel Dias promoveu a modernização dos serviços prestados pelo órgão. “Tomamos mais de 20 medidas para agilizar e melhorar o atendimento ao trabalhador. Uma delas foi a implantação do agendamento eletrônico e outra foi a carteira online. Antes, o documento levava até 30 dias para ser confeccionado e agora o processo não leva mais de 15 minutos, sem nenhum custo, pois até a foto é digitalizada, feita no mesmo local do atendimento”, cita.

Setores vinculados ao ministério foram informatizados e outras ações estão em fase de implantação, como o Portal do Trabalhador. A ferramenta vai disponibilizar na internet as vagas de emprego em aberto no país. “O trabalhador vai poder acessar e fazer a intermediação direto com o empregador, sem precisar ir ao Sine ou outros órgãos”, descreve Dias. De acordo com ele, até junho do ano que vem as carteiras de trabalho devem estar substituídas por um cartão magnético, que trará todas as informações do portador. “A forma de atendimento à população mudou radicalmente”, avalia o ministro.

Um dos últimos atos de Manoel Dias à frente do ministério deve ser a efetivação do projeto Estação Trabalho, em Içara. “A obra deve ser lançada no início de dezembro”, estima. Com um auditório, 30 boxes para uso de microempreendedores, entidades e órgãos municipais e estaduais, a edificação será a primeira do gênero em Santa Catarina. “A Estação vai centralizar vários serviços e facilitar a vida de trabalhadores e empregadores. Terá agências bancárias, área cultural, comércio de artesanato, entre outros serviços. Será um centro de lazer e atendimento”, informa o ministro.