logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Nova pesquisa eleitoral deve ser registrada neste domingo

Compartilhar:

Neste fim de semana, o cenário político de Içara se agita com a transformação das campanhas em estatísticas. A coleta dos dados da segunda pesquisa eleitoral foi realizada entre os dias 3 e 5 deste mês. A divulgação deve acontecer somente na segunda-feira, dia 8.

A permissão para o trabalho de pesquisa foi concedida pelo Cartório Eleitoral de Içara no último dia 1º. Conforme o projeto aprovado, os pesquisadores puderam questionar somente as intenções de votos para a majoritária (prefeitos). Ao todo, foram distribuídos 625 formulários em 41 comunidades. As 13 perguntas que compuseram o documento abrangem a rejeição do atual governo, a rejeição dos candidatos e a porcentagem de eleitores que ainda podem mudar o voto.

Entre os bairros que receberam os pesquisadores, o Centro é o que possui a maior representatividade. Foram registradas 114 respostas às perguntas do Instituto. Em segundo lugar está o Balneário Rincão, com o preenchimento de 58 formulários. Essa representatividade depende do número de eleitores das comunidades. O Centro, por exemplo, tem maior importância na pesquisa pois possui o maior número de votantes: 7,3 mil. O local onde está o menor eleitorado é Morro Bonito, Espigão e Encruzo Alto Alegre. Nessas comunidades, somente a opinião de duas pessoas contará para a formulação das estatísticas do pleito municipal.

Como na primeira pesquisa, a segunda também foi realizada pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC), sob encomenda do Jornal da Manhã e da Rádio Transamérica.