logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Nova pesquisa será divulgada na próxima semana

Compartilhar:

Na quinta-feira, dia 11, o Cartório Eleitoral de Içara recebeu o pedido de registro de mais uma pesquisa. Dessa vez, a estatística será feita pelo Ipat, com dados coletados até hoje (12). A empresa contratante é o jornal A Tribuna, que agora duela com o Jornal da Manhã na publicação de estatísticas eleitorais.

Na última pesquisa divulgada pelo Jornal da Manhã, o número de indecisos diminuiu, assim como a quantidade de pessoas que ainda não tinham candidato. As mudanças no cenário eleitoral de Içara refletem a reta final do pleito municipal de 2008. Gentil Da Luz (PMDB) continua na liderança, afastado em 14 pontos percentuais do adversário, Heitor Valvassori (PP), equivalentes a 5,6 mil votos de diferença.

Na primeira coleta de dados do Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC), Gentil, que é candidato pela coligação “Por uma Içara mais Humana”, tinha 46,6% das intenções de votos. No último levantamento realizado pelo mesmo instituto, este número foi ampliado para 49%. A diferença de 2,4 pontos percentuais corresponde a adesão de 1 mil eleitores em 20 dias. Além de Gentil, o candidato progressista, Heitor Valvassori, da coligação “Por uma Içara mais Forte”, também mostrou reação nas estatísticas. Em agosto ele estava com 34,7% das intenções de votos. Até o último dia 5 de setembro, este número havia aumentado em 0,3 pontos percentuais. O acréscimo corresponde a 100 eleitores.

Para contabilizar as 41 comunidades, Içara foi dividida em seis regiões. Se as eleições fossem neste fim de semana, Gentil teria a liderança em cinco: Centro, Vila Nova, Rural, Rincão e Presidente Vargas. A maior vantagem do peemedebista está no PV, onde os dois candidatos estão afastados por 27,2 pontos percentuais de diferença. A única comunidade em que Gentil não somou a maioria das intenções de voto é em Esplanada. Nesta comunidade, Heitor Valvassori obteve 46,7% de preferência.